Iniciativa do prefeito Saulo Pedroso (PSD) integra as informações dos pacientes, garantindo mais rapidez na análise dos exames e melhor qualidade aos usuários da rede municipal
Informatizadas, unidades básicas vão atender melhor os pacientes da cidade

Informatizadas, unidades básicas vão atender melhor os pacientes da cidade

A gestão do Prefeito Saulo Pedroso de Souza (PSD) está informatizando e conectando todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) do município de Atibaia. A ação teve início com a USFs dos Bairros Portão e São José.

Com a informatização dos consultórios médicos e odontológicos, os profissionais poderão visualizar na hora os exames laboratoriais, sem a necessidade da impressão, proporcionando economia de tempo e principalmente de papel. O resultado pode ser acessado online, diretamente do site do Laboratório de Análises Clínicas Municipal em um prazo mínimo de uma semana.

Na USF do Bairro do Portão, foram instalados 16 computadores, sendo um em cada consultório médico (Pediatria, Clínica Geral e Ginecologia), totalizando quatro salas, um no consultório odontológico, dois na Farmácia, onde é realizado o processo da dispensação de medicamentos, dois na sala da gerência, três na sala dos agentes comunitários, um na sala de procedimentos de enfermagem, um na sala de vacina e dois na recepção.

Já na USF do São José foram instalados oito computadores: um na recepção, um na sala de procedimentos de enfermagem, um na sala de vacina, dois na sala dos agentes comunitários, um no consultório odontológico, um no consultório médico e um na sala das enfermeiras.

Em breve, outros equipamentos de saúde serão informatizados. Segundo a secretária de Saúde Maria Amélia Sakamiti Roda, o próximo passo será a instalação de sistemas que gerenciem todas as informações ambulatoriais, agendamento de consultas e exames, prontuário eletrônico, emissão de receitas médicas, tudo criptografado e com senha de acesso visando a integridade tanto do paciente quanto do profissional. “Nosso principal objetivo com essa iniciativa pioneira é a total integração das informações, garantindo assim uma melhor qualidade nos serviços prestados na rede municipal de saúde”, concluiu a secretária.