Redação Scriptum com Prefeitura de Bertioga
A gestão do prefeito Caio Matheus (PSD) reforçou o combate à criminalidade em Bertioga, no litoral Norte de São Paulo, com a contratação de mais 100 guardas civis municipais. Os agentes de segurança começaram a atuar nesta quinta-feira (28), após cerimônia de posse. O grupo de novos servidores da corporação é composto por 79 homens e 21 mulheres, que foram aprovados em concurso público e passaram por 544 horas de treinamento.
Após as contratações, Bertioga passou a contar com 180 guardas municipais. Além do aumento do efetivo, a GCM ganhou 10 viaturas e quatro quadriciclos, que serão utilizados para o patrulhamento nas praias.
A prefeitura planeja, ainda, criar a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e a patrulha Maria da Penha. Antes disso, vai investir na capacitação dos agentes. “É algo que o prefeito Caio Matheus incentiva desde o início do concurso”, afirma a secretária municipal de Segurança e Mobilidade, Thalita Walperes.
A Romu vai participar de operações em locais de difícil acesso e com grande concentração de pessoas, invasões de áreas e operações com outros órgãos públicos. A patrulha Maria da Penha vai visitar e garantir a segurança de mulheres vítimas de violência doméstica contempladas pela Justiça com medidas protetivas.