Ministro Gilberto Kassab, das Cidades, assinou nesta quinta autorização para que a Prefeitura inicie o processo de licitação de obras de implantação do Bus Rapid Transit, que transportará 250 mil passageiros/dia
Campos, Kassab e Jonas

O ministro Kassab ao lado do prefeito Jonas Donizette e do presidente em exercício do PSD, ex-deputado Guilherme Campos (à esq), também presente ao encontro.

 

Medida assinada nesta quinta-feira (10) pelo ministro das Cidades, Gilberto Kassab, vai beneficiar cerca de 40% da população de Campinas, a maior cidade do interior do Estado de São Paulo. Ao lado do prefeito Jonas Donizette, Kassab assinou em seu gabinete, em Brasília, a autorização para que a Prefeitura inicie o processo de licitação das obras de implantação de BRT – Bus Rapid Transit.

O Ministério das Cidades já havia liberado mais de R$ 6 milhões para a elaboração do projeto executivo. De acordo com o ministro, o empreendimento de mobilidade urbana irá reduzir o tempo de deslocamento e melhorar a qualidade de vida da população de Campinas. “O trabalho conjunto do Governo Federal com Estados e municípios é fundamental para melhorar o transporte e os demais serviços públicos”, afirmou Kassab.

O empreendimento contempla a construção de 32,2 quilômetros de corredores exclusivos e quatro quilômetros de corredores padrão BRT nos Corredores Campo Grande, Ouro Verde e Perimetral VI e beneficiará 425 mil pessoas ou cerca de 40% da população campineira. Serão transportados 250 mil passageiros por dia.

As obras terão investimentos de R$ 333,5 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Grandes Cidades e fazem parte de uma rede de corredores, na qual os dois principais eixos, de um total de nove, encontram-se contemplados com recursos do governo federal.

Ônibus rápido

O BRT de Campinas ligará duas regiões. O modal atenderá a população que vive nos eixos Centro-Campo Grande e Centro-Ouro Verde e contará com a construção de 29 estações de embarque e desembarque, nove estações de transferência, cinco terminais e 16 obras de arte (pontes, viadutos e passagens de nível).

A implantação começará pelo corredor Campo Grande, com 17,8 quilômetros de extensão saindo do Centro, seguindo pelo leito desativado do antigo VLT – Veículo Leve sobre Trilhos, John Boyd Dunlop e chegando ao Terminal Itajaí. Junto com ele, será construída uma perimetral com quatro quilômetros de extensão, ligando a Vila Aurocan até Campos Elíseos, seguindo pelo leito desativado do VLT. O outro corredor, denominado Ouro Verde, terá 14,4 quilômetros de extensão, saindo do Centro, seguindo pela Avenida João Jorge, Amoreiras, Ruy Rodriguez, Camucim e Terminal Vida Nova.

O projeto do BRT contempla, além de uma pista exclusiva para os ônibus, estações de transferência fechadas e plataformas em nível, com embarque e desembarque pela porta esquerda do veículo; centro de controle operacional; estações com bancos, apoiadores e painéis informativos de linhas e localização; estação-plataforma com bicicletário, ciclofaixa, lombofaixa e paisagismo; e utilização de veículos hídricos nas linhas-tronco.

Investimentos

Desde 2003, o governo federal, por meio do Ministério das Cidades, mantém carteira de investimentos em Campinas de R$ 3,8 bilhões, sendo R$ 1 bilhão só em mobilidade urbana. No Estado de São Paulo, o montante é de R$ 1225,6 bilhões. Desse total, R$ 27,8 bilhões para obras de mobilidade. Em todo o país, o investimento é de R$ 578,8 bilhões em mobilidade, saneamento e habitação.