O que a torna diferente é o fato de ter sido construída no canteiro central, com laterais gramadas e paisagismo, com piso uniforme.

A ciclovia da avenida Faria Lima virou caminho do trabalho para muitos paulistanos. Foi o que constatou o jornal Agora São Paulo em reportagem de página inteira na edição de domingo (1), que avaliou a obra realizada durante a gestão de Gilberto Kassab na Prefeitura de São Paulo.

O jornal constatou que é bastante intenso o fluxo de ciclistas que ali pedalam, muitos de terno e gravata, “para ganhar tempo, dinheiro e condicionamento físico no dia a dia corrido da capital, fugindo do trânsito quase sempre engarrafado”.

No cruzamento da Faria Lima com a avenida Consolação o jornal contou uma bike a cada 19 segundos em uma hora no pico da manhã e uma a cada 12 segundos no início da noite. E constatou que o perfil dos ciclistas está longe dos praticantes do esporte. É gente que passa horas dentro de escritórios com ar condicionado e não se esforça muito ao fazer os deslocamentos, porque a via é bastante plana.

A reportagem mostrou depoimentos de usuários com elogios à ciclovia, como o do estudante André Del Gaudio, 29 anos: “A ciclovia é plana, com ciclofaixa bem sinalizada e reta. O piso é bom e a pista é larga”.

Um projeto que se arrastava desde 1995

Agora lembrou que a ciclovia da avenida Faria Lima tem 2 km de extensão e foi inaugurada oficialmente em novembro de 2012, com sinalização, pavimento e pintura atuais, durante a gestão de Gilberto Kassab. A construção estava prevista desde 1995, em meio aos projetos da Operação Urbana Faria Lima, mas demorou 17 anos para sair do papel.

O que a torna diferente é o fato de ter sido construída no canteiro central, com laterais gramadas e paisagismo, com piso uniforme. No futuro, poderá fazer parte de um eixo cicloviário que começará na Lapa (zona oeste) e se estenderá até o Shopping Morumbi e o parque Ibirapuera (ambos na zona sul). Se a interligação for concluída pelos futuros prefeitos, será possível sair da Lapa e chegar até o Jabaquara, por exemplo, usando apenas ciclovias.

ciclovia_faria_lima-page-001