Municípios administrados por prefeitos dos PSD (como Mococa, da prefeita Maria Edna, na foto) alcançaram a nota máxima, B+, no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), calculado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
A cidade de Mococa, administrada pela prefeita Maria Edna, do PSD.

A cidade de Mococa, administrada pela prefeita Maria Edna, do PSD. Foto: Francisco Giglio

Dezesseis municípios administrados pelo PSD receberam a melhor avaliação alcançada no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), criado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Eles foram classificados com a nota B+, que os qualifica como muito efetivos na média dos setores avaliados. Aramina, Arthur Nogueira, Cerquilho, Indiaporã, Inúbia Paulista, Guarani d’Oeste, Jeriquara, Maracaí, Mococa, Mogi das Cruzes, Nova Granada, Pirangi, Tambaú, Tietê, Tupi Paulista e Viradouro foram os municípios paulistas geridos pelo PSD mais bem avaliados pelo Tribunal de Contas.

O IEGM foi elaborado com base em 7 índices setoriais consolidados por meio de um modelo matemático que avalia a efetividade das políticas e atividades públicas desenvolvidas pelos seus gestores. A combinação das análises dos índices de Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Proteção dos Cidadãos e Governança da Tecnologia da Informação busca determinar se a visão e objetivos estratégicos dos municípios foram alcançados de forma efetiva e, com isso, oferecer elementos importantes para auxiliar e subsidiar a ação fiscalizatória exercida pelo Controle Externo.

O prefeito Marco Bertaiolli

Marco Bertaiolli, prefeito de Mogi das Cruzes: “Ficamos muito felizes e satisfeitos por esses novos e bons resultados. “

Segundo a prefeita de Mococa, Maria Edna, a divulgação do relatório do Tribunal de Contas “confirma a gestão ética e responsável que estamos realizando em Mococa”. Esse índice, disse a prefeita, “comprova que os investimentos em cada uma das áreas avaliadas estão sendo realizados de forma efetiva, ou seja, atendendo as demandas da comunidade. As duas notas máximas em Educação e Saúde são o atestado que apesar de toda a dificuldade financeira pela qual estamos passando, em decorrência dessa crise que se instalou no Brasil, estamos conduzindo as finanças públicas com muita seriedade e fazendo aquilo que precisa ser feito”.

Para o prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli, o índice serve como mais um atestado de que sua administração está no caminho certo. “Mais uma vez temos a honra de ver a cidade de Mogi das Cruzes se destacando e tendo um excelente desempenho entre os demais municípios paulistas. A cidade já foi considerada uma das melhores do país para se viver e ficamos muito felizes e satisfeitos por esses novos e bons resultados. Temos investimento fortemente ao longo dos últimos nas mais diversas áreas de atendimento e com um único objetivo, que é o de melhorar a qualidade de vida da população”, avaliou.