Programa criado pelo governo da prefeita Paula Lemos (PSD) vai sortear prêmios no valor de R$ 1.000,00 para moradores que mantiverem as residências sem criadouros do inseto Aedes aegypti, transmissor da doença

A prefeita Paula Lemos

Redação Scriptum com Prefeitura de Barretos

A gestão da prefeita de Barretos, Paula Lemos (PSD), lançou na quinta-feira (31) o programa Criadouro Zero, para reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti — transmissor da dengue, chikungunya e zika — no município de 122 mil habitantes da região Norte do Estado de São Paulo. O projeto vai sortear prêmios no valor de R$ 1.000,00 para moradores que mantiverem as residências sem criadouros do inseto. “Logo no início do ano, o índice de imóveis com larvas começou a disparar e percebemos que impedir a reprodução do mosquito seria muito desafiador. A prefeita Paula Lemos, o nosso secretário de Saúde, Mussa Calil Neto, e a Graça Lemos, secretária de Agricultura e Meio Ambiente, colocaram-se então ao nosso lado para intensificarmos medidas de combate e preservarmos vidas”, afirma a coordenadora do Departamento de Controle de Vetores, Cristiane Parreira.

A coordenadora elenca outras medidas adotadas pela prefeitura para impedir a proliferação do mosquito na cidade. “Foram realizadas novas contratações de agentes de controle de vetores, o que nos possibilitou ampliar as varreduras nas casas, que passaram a ser feitas por uma equipe de manhã e outra à tarde. Estamos, diariamente, realizando a nebulização com veículo nos quarteirões da cidade e os agentes comunitários de saúde receberam treinamento para colaborar ainda mais conosco, reforçando a orientação aos moradores sobre a prevenção”, ressalta Cristiane.