Prefeito Rogério Franco (PSD) inaugurou o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA)

O prefeito Rogério Franco e a primeira-dama, Mara Franco: serviço conta com dormitórios, sala de lazer, quadra esportiva, playground, refeitório, cozinha e lavanderia.

 

 

Redação Scriptum com Prefeitura de Cotia

 

O governo do prefeito de Cotia, Rogério Franco (PSD), inaugurou na terça-feira (4) a unidade do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA). O novo equipamento público do município da Grande São Paulo atende menores vítimas de violência e maus-tratos que foram retirados do convívio familiar por determinação judicial. O serviço conta com dormitórios, sala multiuso para atividades de lazer, leitura, estudos e jogos, quadra esportiva, parquinho para bebês, playground, refeitório, cozinha, lavanderia e área administrativa. “Este é mais um projeto que idealizamos para a nossa cidade e que estamos tendo a felicidade de entregar. Aqui em Cotia é desta forma, trabalhamos e melhoramos a qualidade de vida de todos. Essas crianças sofrem com o abandono de suas famílias, mas aqui elas vão ter o carinho que realmente precisam”, garante o prefeito.

O local vai abrigar crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, 11 meses e 29 dias. Uma equipe multiprofissional vai atender os menores, de acordo com a faixa etária de cada um. “As crianças em idade escolar vão para a escola. Teremos o suporte da rede municipal para oferecermos atividades no contraturno. Tem um trabalho importante e fundamental que é feito por psicólogo e por assistente social, sempre direcionando para o bem-estar dessas crianças. Se possível, vamos reinseri-las nas famílias biológicas ou, ainda, encaminhá-las para a adoção, onde recomeçarão a vida com uma nova família”, explica Andréia Brandão, coordenadora do SAICA.

A secretária municipal de Desenvolvimento Social e primeira-dama de Cotia, Mara Franco, também ressaltou a importância do serviço. “Este é um equipamento municipal que gostaríamos de não ter que entregar, mas ele é extremamente necessário para a garantia da qualidade de vida e a segurança emocional e física de crianças e adolescentes em situação de risco. É a realização de um sonho. É uma casa totalmente pensada para eles se sentirem numa residência.”