
Prefeitura tem oferecido alimentos que atendem todas as necessidades nutricionais dos estudantes
Para garantir a qualidade da alimentação dos cerca de 30 mil alunos da rede municipal de ensino, a gestão do prefeito de Cotia, Rogério Franco (PSD), implantou uma série de mudanças no serviço de fornecimento da merenda escolar na cidade, que integra a Região Metropolitana de São Paulo. Por determinação da administração, fornecedores distintos serão responsáveis por itens da merenda, divididos em setores como estocáveis, perecíveis e hortifrutigranjeiros. A medida possibilita que a Prefeitura tenha maior controle no preparo e na distribuição dos alimentos.
Outra novidade é o sistema de aquisição de carnes, que passou a ser o IQF (Individually Quick Frozen), técnica de congelamento rápido que evita o desperdício. “Vamos verificar e atestar a qualidade e quantidade, podendo notificar fornecedores, caso o contrato não seja cumprido”, explica o secretário de Educação, André Vasques.
O secretário ressalta ainda que a Prefeitura acabou de realizar um concurso público e contratará nutricionista para fazer o acompanhamento in loco do alimento servido aos alunos. O nutricionista também será responsável pela elaboração de diagnósticos nutricionais, desenvolvimento de projetos de educação nutricional, acompanhamento dos alunos com necessidades específicas, como diabetes e intolerâncias, entre outros serviços.
O prefeito destaca que a administração também tem oferecido “alimentos mais saudáveis e variados no cardápio dos estudantes, de forma que atendam todas as necessidades nutricionais para a idade”. Entre os alimentos estão pães integrais com quinoa e chia, enriquecidos com vitaminas e minerais, biscoitos integrais, leite, iogurte, arroz, feijão, carnes, ovos, verduras, legumes e frutas variadas.