Operação criada pela gestão do prefeito Rogério Franco (PSD) vai intensificar trabalho de conscientização dos moradores e combater criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença

Participantes da força-tarefa vão percorrer os bairros aplicando produtos indicados para a eliminação do mosquito e informar os moradores.

Redação Scriptum com Prefeitura de Cotia

O prefeito de Cotia, Rogério Franco (PSD), participou nesta quinta-feira (7) do lançamento da força-tarefa que vai combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras arboviroses, no município da Grande São Paulo. O evento reuniu cerca de cem pessoas na praça da Matriz, na região central da cidade, entre profissionais capacitados pela Divisão de Vigilância Ambiental e autoridades locais.

“Estamos investindo no combate à doença que está assombrando o nosso País. Reforçamos as equipes e os equipamentos e investimos em tecnologia para proteger a nossa população”, garantiu o prefeito. Segundo ele, os participantes da força-tarefa “vão percorrer os bairros aplicando produtos indicados para a eliminação do mosquito, mas, sobretudo, vão levar informação para os moradores”.

A programação das equipes de trabalho será coordenada pela Vigilância Ambiental. “O cronograma de bloqueio e nebulização é feito de acordo com normas técnicas preconizadas e definidas pelo Ministério da Saúde e leva em conta o cenário de casos na região. A missão é árdua: acabar com criadouros do mosquito, eliminar o mosquito adulto e evitar que a doença seja espalhada”, destacou Páscoa Bichiato, coordenadora da Vigilância Ambiental.

A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana vai reforçar as ações com caminhões e colaboradores, que farão o recolhimento de objetos descartados de maneira irregular e que acabam servindo como criadouros do mosquito. “Em cada bairro em que estiver sendo feita a nebulização, estaremos com caminhões fazendo a limpeza”, explicou Rodrigo Dantas, responsável pela pasta.