Sucesso da medida é tão grande que vários outros municípios paulistas já estão em negociação com a Polícia Militar para assinar convênios, como é o caso de Guarujá, Lorena e Presidente Prudente.

Na época comandante da PM, o coronel Álvaro Camilo acompanha a Operação Delegada na 25 de Março, em São Paulo, ao lado do então prefeito Gilberto Kassab.

Já são 45 os municípios do Estado de São Paulo que adotam a Operação Delegada para reforçar o policiamento em áreas de grande circulação de pessoas. Criada na gestão de Gilberto Kassab, hoje presidente nacional do PSD, à frente da Prefeitura de São Paulo, a Operação Delegada já está mudando o perfil da criminalidade em cidades que acabaram de adotá -la.

É o caso de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, que assinou convênio com a Polícia Militar no final do ano passado. Com menos de 20 dias de operação já era registrada queda de 30% no número de roubos e furtos nas regiões central e Sul da cidade, onde foi implementada. Em Taubaté, também no Vale do Paraíba, os números foram mais expressivos ainda: a redução no número de furtos e roubos já bateu em 50%.

O sucesso da Operação Delegada é tão grande que vários outros municípios paulistas já estão em negociação com a Polícia Militar para assinar convênios. Cidades como Guarujá, Lorena e Presidente Prudente, por exemplo.

A Operação Delegada é um dos principais legados deixados pela gestão de  Gilberto Kassab em São Paulo. A medida permite a utilização de policiais militares, em dias de folga, no policiamento ostensivo e no apoio às atividades de fiscalização que são responsabilidade do município, aumentando o efetivo nas ruas e contribuindo para a redução de indicadores criminais.

Operação permite a utilização de policiais militares em dias de folga no policiamento ostensivo e no apoio às atividades de fiscalização.

 

No convênio, feito entre as prefeituras e a Polícia Militar, a participação é voluntária e os PMs só podem trabalhar até 96 horas por mês nessa função. Para os policiais, a atividade é uma oportunidade para complementar a renda, uma vez que são remunerados pelas prefeituras. Os policiais que participam da Operação Delegada cumprem escalas feitas pela própria PM, usam farda, viaturas, arma e colete de proteção da corporação e estão completamente protegidos diante de qualquer situação de risco, inclusive com seguro e assistência médica.

Em São Paulo, desde o seu lançamento, em 2009, até o final de 2012, a Operação Delegada foi implementada em todas as 31 subprefeituras da cidade, registrando queda média de 70% na criminalidade em áreas que passaram a ter o policiamento especial.

Na região da rua 25 de Março, um dos maiores polos de comércio popular do  País, os roubos caíram 59% nos primeiros três anos. Nas Subprefeituras da Mooca, Santo Amaro e Sé, a criminalidade caiu 70%. A gestão Kassab investiu mais de R$ 650 milhões no programa entre 2009 e 2012.

As cidades que adotam a Operação Delegada, inspiradas pela experiência positiva da Capital: Mogi das Cruzes, Parapuã, Andradina, São José do Rio Preto, Assis, Fernandópolis, Agudos, Cesário Lange, Sorocaba, Olímpia, Potirendaba, Votuporanga, Caraguatatuba, Buritama, Ourinhos, Bady Bassit, Angatuba, Bastos, Guaratinguetá, Poá, Tanabi, Taubaté, Guararema, Biritiba Mirim, Anhembi, Botucatu, São José dos Campos, Ilhabela, Casa Branca, Iacanga, Itapetininga, Pindamonhangaba, Santa Cruz das Palmeiras, Santa Rosa do Viterbo, Pereira Barreto, Bauru, Quatá, Iperó, Lençóis Paulista, Santos, Mococa, Promissão, Sud Menucci e São Carlos.