Prefeita de Ribeirão Preto acompanha do seu gabinete de trabalho das unidades públicas de saúde da cidade. Dali pode tomar decisões com rapidez para melhorar a qualidade do sistema.
Prefeita Dárcy Vera (PSD) acompanha unidades de saúde do Palácio Rio Branco (Foto: Mastrangelo Reino/A Cidade)

Prefeita Dárcy Vera (PSD) acompanha unidades de saúde do Palácio Rio Branco (Foto: Mastrangelo Reino/A Cidade)

Ponto crítico em muitos municípios brasileiros, a área da saúde recebe atenção especial da prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (PSD), que utiliza um sistema de monitoramento em tempo real das unidades de saúde da cidade. Há aproximadamente um ano, o gabinete da prefeita ganhou uma ampla TV e o sistema de monitoramento que permite acompanhar vários pontos das UBSs, UBDSs e da UPA.

O monitoramento, que também ocorre da sala do secretário de Saúde, Stenio Miranda, visa ajudar na melhoria do atendimento à população, afirma a prefeita. “Daqui consigo ver, por exemplo, que a UBDS da Vila Virgínia está lotada hoje, enquanto a UBS do Parque Ribeirão não tem quase ninguém”, declarou a prefeita ao jornal A Cidade, apontando as imagens na tela.

Frequentemente a prefeita liga para os gerentes das unidades pedindo reforço médico, agilidade no atendimento, cadeiras para quem está aguardando, entre outras solicitações. O pedido mais recente refere-se a um atendimento mais humanizado. Inclusive, Dárcy promete implantar nas unidades um sistema de avaliação. “Não podemos deixar de usar a tecnologia que a modernidade nos dá”, frisou, emendando que várias prefeituras da região conheceram e copiaram o sistema.