Vereador mais votado do PSD na cidade, o parlamentar se destaca por defender todos os segmentos da sociedade

O vereador Márcio Araújo: “O partido sempre me deixou muito livre para que eu votasse naquilo em que eu acredito”

Redação Scriptum

O ativismo social e a defesa dos direitos das minorias marcam a trajetória do vereador de Mauá Márcio Araújo (PSD). Vereador mais votado do partido na eleição de 2020, com 3.356 votos, o parlamentar sempre fez questão de trabalhar para todos os segmentos do município, com população estimada pelo IBGE em 481 mil habitantes. “Não gosto de ser limitado, nem rotulado. Fui eleito pelos trabalhos que realizei na minha cidade, atuei em diversas causas para pessoas com deficiência, idosos, mulheres, crianças e adolescentes, pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade”, explica Márcio, que tem aproximadamente 50 mil seguidores no Facebook, no Instagram e no Tik Tok.

Formado em Educação Física pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP), ele possui extenso currículo acadêmico, que inclui graduações em Letras, Libras, Pedagogia e Marketing Político. O parlamentar também é pós-graduado em Educação Inclusiva e Educação, Diversidade e Inclusão Social.

Márcio conquistou o respeito dos colegas na Câmara Municipal de Mauá — composta por outros 22 vereadores do sexo masculino. Entre as propostas que conseguiu aprovar está a que possibilitou a contratação de intérprete de Libras para as sessões ordinárias do Legislativo, uma antiga reivindicação das pessoas com deficiência auditiva. Autor do projeto que estabeleceu o Dia de Combate ao Racismo, a Semana de Visibilidade LGBTQIAP+ e a Semana do Idoso, o parlamentar também atuou para a criação de cursos gratuitos de enfermagem e língua de sinais.

Liderança

Antes de estrear no cenário político, Márcio já era uma liderança bastante popular na cidade, “um influencer”, como ele define. Conhecido pelo talento artístico, passou a ter mais contato com os problemas das famílias de baixa renda de Mauá quando deu aulas de dança para 200 crianças atendidas pelo programa Parceiros do Futuro, do governo estadual.

Logo depois, foi educador profissional de outro programa, o Escola da Família. A experiência no curso motivou o passo seguinte: entre 2006 e 2012, ele exerceu dois mandatos como presidente do Conselho Tutelar. “Foi mais uma vontade de mudar as políticas públicas. Eu queria mudar a realidade daquelas crianças, que não tinham acesso a nada. Fui para o conselho e fiquei impressionado. Não imaginava que minha cidade era tão violenta. Vi criança que a mãe bateu com um cano de ferro e estourou o tímpano, criança recém-nascida em uma lata de lixo de UBS. Comecei a presenciar todos os horrores que via em programas sensacionalistas”, relembra o vereador.

O parlamentar se destacou, ainda, como secretário-adjunto de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) da prefeitura de Mauá e presidente do Fundo Social de Solidariedade.

Núcleos do PSD

Márcio ressalta que o PSD é um partido democrático, que dá liberdade para que ele trabalhe pelas causas de diversos segmentos sociais. O parlamentar — primeiro homossexual assumido eleito para o cargo de vereador no ABC Paulista — defende a criação em Mauá de núcleos para jovens, mulheres, idosos, lgbts, pessoas com deficiência, entre outros segmentos da sociedade. “O partido sempre me deixou muito livre para que eu votasse naquilo em que eu acredito, no que eu gostaria de poder representar”, explica.