Economista e engenheiro, Kassab, de 54 anos, é fundador e presidente nacional do PSD. Foi prefeito da cidade de São Paulo por sete anos (2006 a 2012). Ele foi o único prefeito reeleito da capital paulista.
Dilma dá posse a Kassab no Min. Cidades (1)

Gilberto Kassab foi o único prefeito reeleito de São Paulo.

 

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, tomou posse nesta quinta-feira (1) como ministro das Cidades. Ele foi empossado pela presidente Dilma Rousseff, em solenidade realizada no salão nobre do Palácio do Planalto.

Economista e engenheiro, Kassab, de 54 anos, é fundador e presidente nacional do PSD. Foi prefeito da cidade de São Paulo por sete anos (2006 a 2012). Ele foi o único prefeito reeleito da capital paulista.

Além do rigor com as finanças públicas e com a transparência da administração, a preocupação de oferecer uma cidade melhor para as pessoas orientou sua gestão em São Paulo.

No setor de Habitação, Kassab investiu em programas de reurbanização de favelas e de construção de moradias populares, entre outros projetos, que beneficiaram mais de 360 mil famílias. Manteve ainda sempre aberto o diálogo com representantes de movimentos populares, como os de trabalhadores sem-teto.

Nos programas para a área, priorizou conjuntos habitacionais com toda a infraestrutura no local, como escolas e unidades de saúde, em regiões em que os beneficiados viviam anteriormente.

Sua gestão foi pautada por ações que regulamentam e democratizam os usos dos espaços públicos e que, em versão nacional, poderão trazer melhorias não só para as grandes cidades, mas para todos os municípios do país.

Habitação

A política de habitação social de São Paulo foi toda reorganizada durante a gestão Kassab. O Programa Municipal de Urbanização de Favelas recebeu 11 prêmios e foi destaque nas duas principais bienais de arquitetura do mundo, a de Veneza, na Itália, e a de Roterdã, na Holanda. O último prêmio conquistado foi o Scroll of Honour, da UN-Habitat – agência da Organização das Nações Unidas para Habitação, em 2012.

O programa transformou a paisagem urbana nas duas maiores favelas da cidade, Paraisópolis e Heliópolis. Elas ganharam conjuntos habitacionais e serviços públicos nas áreas de educação, saúde e saneamento. Este também pode ser considerado o maior programa de urbanização do mundo, com o atendimento de mais de 200 mil famílias.

Outro destaque foi o projeto Renova Centro, lançado em 2010, com previsão de desapropriar 50 prédios para a construção de 2,5 mil moradias populares na região central. Um dos edifícios, o Palacete dos Artistas, cujas obras começaram na gestão Kassab, em 2012, foi entregue em dezembro de 2014. O local, voltado para artistas idosos, já começou a receber seus primeiros moradores.

Uma prioridade de Kassab foi a de oferecer moradias em conjuntos residenciais na mesma região em que os beneficiados viviam. Foi assim com os Residenciais Real Parque e Jardim Edite, na zona sul de São Paulo.

Iniciado em 2010, o Conjunto Real Parque contempla a eliminação de áreas de risco e a construção de 1.135 unidades, beneficiando cerca de 6 mil famílias diretamente.

O Conjunto Jardim Edite, em área entre as avenidas Roberto Marinho e Engenheiro Luiz Carlos Berrini, recebeu 252 apartamentos, uma creche, um restaurante-escola e uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

“A nossa prioridade sempre foi a de fazer com que as pessoas continuassem a morar no local em que estavam”, afirma Kassab.

Kassab também deixou iniciadas obras da Operação Urbana Água Espraiada, que prevê a construção de 6 mil moradias populares, um novo parque urbano de 600 mil metros quadrados e um túnel de 2,4 km de extensão, que vai interligar a avenida Roberto Marinho à rodovia dos Imigrantes, permitindo a circulação de ônibus e transporte de carga.

Por meio do Plano de Urbanização de Favelas, entre 2005 e 2012 a Prefeitura garantiu aos moradores dessas regiões acesso à cidade formal. Favelas e loteamentos irregulares foram transformados em bairros com ruas asfaltadas, saneamento básico, iluminação e serviços públicos.

Mobilidade

Kassab foi o primeiro prefeito em 30 anos a aplicar recursos municipais na expansão da rede de Metrô, que é de responsabilidade do governo estadual. Ele investiu R$ 1 bilhão na ampliação de linhas do Metrô e levou ao Estado os primeiros projetos de construção de monotrilho no Brasil, que foram adotados pelo governo estadual.

Implantou na capital o Programa de Proteção ao Pedestre, que teve como resultado a queda de 27,4% nas mortes por atropelamento no centro da cidade em 2012, ante 2005.

Em sua gestão, Kassab introduziu a bicicleta definitivamente nas ruas da cidade. Primeiro, com as Ciclofaixas de Lazer, depois com as ciclorrotas e ciclovias. No final de sua gestão, em 2012, as vias para bicicletas somavam mais de 200 km.

Outra medida adotada para melhorar a qualidade de vida das pessoas foi a restrição à circulação de caminhões no centro expandido e a inclusão deles no rodízio.

O Programa Emergencial de Calçadas definiu as regras para a reforma das calçadas de grande fluxo de pedestres, especialmente em corredores comerciais e de transportes. Piso táctil e rampa de acesso foram aplicados em 457 km de calçadas reformadas.

Qualidade de vida

Combate à poluição visual e à do ar também foi prioridade. O projeto que se transformou em ícone da gestão Kassab foi a Lei Cidade Limpa, que baniu a propaganda exterior da cidade ao proibir faixas, placas, outdoors e cartazes.

A lei virou referência no País, sendo adotada por várias cidades. E foi reconhecida no exterior: ganhou o prêmio Deutsche Werkbund Label, na Alemanha, conferido a cada dois anos às iniciativas mais inovadoras, e também o prêmio International Scenic Visionary Award, nos Estados Unidos. O programa teve 89% de aprovação da população.

Quatro anos depois de iniciado o Programa de Inspeção Veicular, um estudo da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que houve redução dos índices de poluição do ar e a diminuição de ocorrência de doenças respiratórias. O programa está suspenso no momento.

A redução da poluição do ar na gestão de Kassab se deu também com a introdução de uma frota de 1.200 ônibus movida a combustíveis renováveis no sistema de transporte municipal.

Entre 2006 e 2012, São Paulo ganhou 1,5 milhão de novas árvores e foram criados 56 novos parques. No final de 2012, a cidade tinha mais de 90 parques.

Perfil

Quinto dos sete filhos da professora Yacy Kassab e do médico Pedro Salomão José Kassab, Gilberto Kassab nasceu em 12 de agosto de 1960 na capital paulista.

É graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e em Economia pela Faculdade de Economia e Administração (FEA-USP). Também cursou Introdução à Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB), em 1980.

Kassab elegeu-se vereador em São Paulo em 1992, pelo extinto Partido Liberal (PL). Apresentou 28 projetos, entre os quais o que criou o Conselho Municipal de Telecomunicações. Em 1995, chegou à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Ali, apresentou 48 projetos e três propostas de emendas à Constituição.

Nos dois últimos anos de mandato, se licenciou da Assembleia para ser secretário de Planejamento da Prefeitura de São Paulo. Foi o período em que comandou o processo de conclusão do Plano Diretor de São Paulo, que estava parado havia mais de 20 anos.

Kassab foi eleito duas vezes para a Câmara Federal – em 1998, com 92.866 votos, e em 2002, com 234.509 votos. Ali, foi presidente da Comissão de Minas e Energia, no primeiro mandato, e presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, no segundo.

Na Câmara Federal, teve um importante projeto de sua autoria transformado em lei: o que instituiu a tarifa social de energia elétrica para consumidores residenciais de baixa renda.

Kassab renunciou ao cargo em janeiro de 2005, para assumir o mandato de vice-prefeito de São Paulo, para o qual foi eleito ao lado de José Serra no ano anterior. No ano seguinte, Kassab assumiu o comando da Prefeitura paulistana.

A gestão de Kassab à frente da maior cidade da América do Sul foi inovadora, o que lhe garantiu a reeleição para um novo mandato, em 2008, com 60,72% dos votos – é o único prefeito reeleito da história de São Paulo.

Em 2011, fundou o Partido Social Democrático (PSD), que, nas eleições nacionais de 2014, saiu das urnas com mais de 22 milhões de votos, sagrando-se a quarta maior legenda do Brasil.