A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio do Fundo Social de Solidariedade, disponibiliza para a população os serviços do programa Farmácia da Gente. O atendimento do serviço complementa a distribuição gratuita de medicamentos, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde. O programa apresenta resultados positivos no atendimento à população de baixa renda. O atendimento cresce a […]

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio do Fundo Social de Solidariedade, disponibiliza para a população os serviços do programa Farmácia da Gente. O atendimento do serviço complementa a distribuição gratuita de medicamentos, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde. O programa apresenta resultados positivos no atendimento à população de baixa renda.

O atendimento cresce a cada ano. De janeiro a novembro deste ano, mais de 31 mil pessoas já foram beneficiadas com a doação de R$ 3.690.314,43 milhões em medicamentos repassados, superando as doações dos anos anteriores. Esse resultado representa um aumento em 50% nas doações em relação às doações realizadas em 2012.

Patrícia Thomas, moradora do Jardim Aeroporto, conta que usa o projeto. “Lá em casa, minha mãe e meu filho utilizam remédios com frequência. Quando eu sei que o remédio não é distribuído pelo postinho, venho logo pra cá. E sempre muito bom quando eu encontro. Este trabalho da Prefeitura é importante e graças a Deus tem os doadores. Isso é uma demonstração de amor ao próximo. Espero que mais pessoas possam doar e contribuir”, disse Patrícia.

A Farmácia da Gente distribui os medicamentos que recebe por intermédio de doações de clínica, propagandistas, distribuidores, entidades e da população. As doações podem ser feitas pelo 0800-772.7213 ou diretamente na sede da farmácia, na rua Cerqueira César, 383, Centro, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Oswaldo Santos da Silva, que utilizava a farmácia pela primeira vez, elogiou o serviço. “Muito bom. Uma vizinha me contou que aqui tinha remédio de graça. Eu vim e deu certo. Muito bom” afirmou Oswaldo.

Jânia Gasparin, farmacêutica responsável pela Farmácia da Gente, explicou que são realizados cerca de 250 atendimentos diariamente.

Doações – Os medicamentos recebidos pelo programa passam por uma triagem feita pela equipe de profissionais da farmácia, que verifica as boas condições de uso dos produtos, que posteriormente são disponibilizados aos usuários.

Veja lista de principais medicamentos – Pantoprazol, Topiramato, Diosmina + Hisperidina, Venlafaxina, Betaistina, Atorvastatina Cálcica, Clopidogrel, Ciprofibrato, Cilostazol, Paroxetina, Citalopram, Domperidona 10mg, Alendronato Sódico, Cumarina + Troxerrutina, Formoterol + Budesonida, Rosuvastatina, Valsartana, Bisoprolol, Cilclobenzaprina, Nimesulida, Carbonato de Cálcio 500mg + Vit. D 400UI, Escitalopran, Metropolol, Ácido Acetilsalicílico Tamponado 100mg, Desloratadina, Glucosamina +Condroitina, Sitagliptina/Metformina, Vildagliptina, Indapamida 1,5 mg, Alprazolan, Bromazepan, Donepezila, Memantina 10mg, Atenolol/Clortalidona 50/12,5 mg, Losartana/Hidroclorotiazida 50/12,5 mg, Azitromicina, Ciprofloxacino e Amoxicilina/Clavulanato 500/875 mg.