Segundo prefeito Marco Bertaiolli (PSD), Mogi das Cruzes agora tem todas as principais estradas que passam pela cidade duplicadas. A Prefeitura implantou semáforos nas ruas José Osório do Vale e Inocêncio da Cunha Rudge.
Duplicação do trecho urbano da rodovia Mogi-Guararema aumenta a segurança de motoristas e usuários do transporte coletivo que utilizam a via entre Cezar de Souza e o Botujuru

As obras de duplicação do trecho urbano da rodovia Mogi-Guararema e de recuperação da via foram entregues em novembro passado. As obras trazem mais segurança para motoristas e usuários do sistema de transporte coletivo que utilizam a via que, em Mogi das Cruzes faz a ligação entre a região central e os distritos de Cezar de Souza e Sabaúna, além de bairros populosos, como o Botujuru.

“Com a entrega das obras, Mogi das Cruzes passa a ter todas as principais entradas duplicadas, o que traz mais segurança e melhores condições de tráfego, não só para o transporte individual, mas para os ônibus do transporte coletivo e também para o escoamento da produção, uma vez que a rodovia é uma importante ligação entre a cidade e o Vale do Paraíba”, destacou o prefeito Marco Bertaiolli (PSD).

As obras na rodovia Mogi-Guararema foram executadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e tiveram investimento de R$ 52 milhões só no trecho entre Mogi das Cruzes e a cidade de Jacareí e incluem, além da duplicação do trecho urbano de Mogi das Cruzes, serviços de pavimentação, acostamentos e sinalização, além da implantação e/ou correção dos dispositivos de acesso.

No trecho urbano, que tem a denominação de avenida Francisco Rodrigues Filho, a via foi duplicada entre o distrito de Cezar de Souza e o Botujuru. O trecho também ganhou rotatórias no cruzamento com a avenida Ricieri José Marcatto, que passou por readequação e ajuste no traçado, na Estrada do Beija-Flor, avenida Felipe Sawaya (Botujuru) e Rua do Rosário (Botujuru). Além disso, outro dispositivo foi construído nas imediações do posto da Polícia Rodoviária.

O trecho urbano da também ganhou calçadas para a melhoria da circulação dos pedestres e o o Semae realizou o remanejamento das ligações de água existentes na rodovia. Foram seis quilômetros de redes remanejadas, com investimento de R$ 800 mil. Os trabalhos foram executados com mão de obra e equipamentos próprios da autarquia e tiveram de ser feitos de forma cuidadosa, para que não houvesse casos de vazamentos, nem de rompimento de tubulações. As tubulações foram retiradas e recolocadas a uma profundidade maior, para evitar os efeitos da trepidação na nova rodovia duplicada.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes também implantou semáforos nos cruzamentos com as ruas José Osório do Vale e Inocêncio da Cunha Rudge, em Cezar de Souza. Com a medida o trânsito de veículos na avenida Ricieri José Marcatto, uma das mais movimentadas do distrito e o único corredor que liga os dois lados da linha férrea na região, foi desafogado.

“Com a instalação do canteiro central na avenida Francisco Rodrigues Filho, os motoristas que deixavam a região da Vila Suíssa tinham apenas a avenida Ricieri José Marcatto como opção para acessar diretamente a pista sentido bairro-centro da via. Com os novos semáforos, são abertas mais duas opções aos motoristas, dividindo assim o trânsito de veículos”, explicou o secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol.