A UPA 24 horas começa a funcionar neste sábado (31), depois de uma semana de treinamento de funcionários e higienização das instalações. Em sete anos, a cidade passou de 33 para 60 equipamentos.
O prefeito Marco Bertaiolli

O prefeito Marco Bertaiolli: “A saúde não é uma obra acabada. É um trabalho de todo dia, de melhora contínua para que a população tenha uma saúde cada vez melhor.”

Neste sábado, 31 de outubro, entra em operação a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Mogi das Cruzes, entregue pelo prefeito Marco Bertaiolli (PSD) no início desta semana. A unidade recebeu o nome do médico mogiano dr. Manoel Maisetti Salgado. A unidade atenderá cerca de 50 mil pessoas, de todo o distrito de Cézar de Souza e diversos outros bairros da região. Os exames de análises clínicas serão feitos por meio da parceria entre a Administração Municipal e o Hospital Albert Einstein.

Nesta semana, os funcionários participaram de treinamentos e os ambientes foram totalmente higienizados. “A UPA atuará em regime de 24 horas. É uma unidade hospitalar que traz a segurança de um atendimento de qualidade para quem busca atendimento de urgência e emergência. Ela irá desafogar o pronto socorro da Santa Casa e do Hospital Luzia de Pinho Melo”, disse o chefe do executivo.

O equipamento tem a capacidade de realizar até 6 mil atendimentos por mês. A unidade funciona como um grande Pronto Socorro, com equipamentos de ponta, medicamentos de alto custo e profissionais especializados. Serão 238 funcionários. Entre os médicos, serão quatro profissionais durante o dia, sendo que um deles atuará exclusivamente na entrada de emergências e na observação. A administração será da Fundação ABC.

Em sete anos, a cidade passou de 33 para 60 equipamentos. Outros seis estão em obras. “A saúde não é uma obra acabada. É um trabalho de todo dia, de melhora contínua para que a população tenha uma saúde cada vez melhor. Nosso trabalho é planejado, sabemos onde queremos chegar e o que precisamos fazer. Em 2016, chegaremos a dobro de unidades que tínhamos em 2009”, disse o prefeito. A segunda UPA está localizada na Avenida Kaoru Hiramatsu e as obras já começaram. O investimento é de R$ 3,850 milhões.

231015-upa-int

UPA

A nova unidade funcionará 24 horas por dia, inclusive sábados, domingos e feriados, para atender casos de urgência e emergência para crianças e adultos, como paradas cardíacas, derrames, fraturas, quedas graves, febre alta, entre outros problemas que exijam atendimento rápido, eficiente e com resolutividade. Tem 1,3 mil metros quadrados (m2) de construção e foi erguida numa área de 3,5 mil m2 localizada lado da unidade mogiana da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e do Ginásio Municipal de Paradesporto.

O investimento na construção foi de R$ 2,7 milhões, sendo R$ 1,4 milhão repassados pelo Governo Federal e R$ 1,3 milhão investidos pela própria Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Os mobiliários e equipamentos custaram mais R$ 1 milhão, totalizando um investimento de R$ 3,7 milhões. O custeio mensal da nova UPA está estimado em R$ 1.028.000,00, sendo que o Governo Federal deverá repassar R$ 150 mil/mês, a partir da habilitação, podendo chegar a até R$ 300 mil/mês com a possível qualificação da unidade, o que poderá levar alguns meses.

Entre as principais instalações estão áreas para Pronto Atendimento, Apoio Diagnóstico e Terapia, Urgência, Observação, Apoio Administrativo e Apoio Técnico/Logístico. Conta com três consultórios, nove leitos (sendo dois pediátricos e 1 de isolamento), distribuídos em uma ampla sala de observação para até 24 horas de permanência. Entre os equipamentos estão carrinhos de emergência, desfibriladores, detectores fetais, eletrocardiógrafos, monitores de parâmetros fisiológicos, ressuscitadores, ventiladores e equipamento de raio-x.