Em Porto Feliz, na região metropolitana de Sorocaba, o ministro das Cidades cumpre mais uma etapa de seu giro pelo País para conhecer as demandas dos municípios e discutir projetos.
O ministro Gilberto Kassab em encontro com prefeitos na Câmara de Porto Feliz

O ministro Gilberto Kassab em encontro com prefeitos na Câmara de Porto Feliz

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, reuniu-se neste sábado (17) com cerca de 20 prefeitos da região de Porto Feliz, no interior de São Paulo, em mais uma etapa da maratona que faz por todo o Brasil para conhecer as demandas dos municípios, os projetos à espera de recursos e as obras em andamento.

Só nesta semana o ministro teve encontros de trabalho com lideranças de cinco Estados diferentes. Em Brasília, recebeu o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, o prefeito de Recife, Geraldo Júlio, o governador da Bahia, Rui Costa e o senador eleito pelo Estado, Otto Alencar. No Rio, reuniu-se com o governador Luiz Fernando Pezão e o prefeito Eduardo Paes. Em Minas, encontrou-se com o governador Fernando Pimentel. E no Paraná esteve com o governador Beto Richa e o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet. Para a semana que vem já está marcado um encontro em Santa Catarina, Estado governado por Raimundo Colombo.

Em Porto Feliz, Kassab explicou aos prefeitos quer seu propósito é abrir um canal de diálogo para discutir linhas de ação conjunta. “O Ministério das Cidades é o ministério das prefeituras e dos prefeitos”, definiu. “Queremos fazer parcerias na medida das necessidades dos municípios e das nossas possibilidades”.

Kassab enfatizou que tem sido uma recomendação da presidenta Dilma Rousseff que o governo federal, por meio de seu ministério, esteja ao lado dos municípios para definir investimentos e parcerias. “Em especial na área de infraestrutura”, destacou o ministro.

Porto Feliz foi a segunda cidade paulista visitada por Kassab – ele já havia estado antes com cerca de 20 prefeitos e vice-prefeitos da região de Jaú. O ministro destacou a importância da região de Porto Feliz, onde Sorocaba desponta como o maior município. “É uma região muito importante, que produz riquezas e gera muito emprego”.

A região é uma das mais afetadas pela grave crise de abastecimento de água pela qual passa o Estado de São Paulo. Kassab lembrou que o governo federal está apoiando o governo do Estado, transferindo recursos para projetos que, entende, são necessários. O ministro comentou que uma das maiores preocupações é o município de Itu, onde o serviço de abastecimento é feito por uma empresa privada e contou que o deputado eleito Herculano Passos (PSD), esteve no Ministério das Cidades para uma reunião de trabalho com técnicos tentando identificar um modelo de gestão que possa socorrer a cidade.