O secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, destacou a importância do investimento, que vai ampliar e agilizar o atendimento oferecido aos pacientes oncológicos no interior de São Paulo

O governador Tarcísio de Freitas e o secretário Eleuses Paiva: regionalização dos serviços de saúde é um dos principais compromissos da atual gestão

Redação Scriptum com Portal do Governo de SP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, uma das lideranças do PSD, anunciaram nesta quinta-feira (14) o investimento de R$ 30 milhões no Hospital Regional do Câncer – Hospital de Esperança de Presidente Prudente. Além disso, Tarcísio autorizou o convênio entre o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) e a Santa Casa local. O anúncio foi feito durante a agenda de compromissos do governador na região do interior paulista. A regionalização dos serviços de saúde é um dos principais compromissos da atual gestão para ampliar e agilizar o atendimento médico na rede pública.

Eleuses destacou a importância dos recursos que serão destinados para o hospital. “Nós queremos este hospital funcionando em sua plenitude. Este é o compromisso do governador Tarcísio com toda a população. Nós queremos os pacientes oncológicos sendo atendidos nesta região do Estado, e, com certeza, serão. Esta é a revolução que o governador Tarcísio está trazendo para a nossa região. É saúde perto de casa”, afirmou o secretário.

O Hospital Regional do Câncer conta com 74 leitos do SUS, sendo 16 cirúrgicos, 34 de clínica médica e 10 na Unidade de Tratamento Intensivo. “Estamos mandando R$ 30 milhões para o Hospital de Esperança para contratar mais gente, abrir mais leitos e fazer mais tratamentos. É para fazer a diferença. Tínhamos esse compromisso e nós vamos ver o Hospital de Esperança atendendo mais pessoas”, declarou o governador. “Tínhamos, também, a questão do Iamspe para resolver e hoje foi publicado o convênio com a Santa Casa para o tratamento ambulatorial”, acrescentou Tarcísio.

A regionalização da saúde está viabilizando mais investimentos do governo de São Paulo em serviços no interior paulista. No início do mês passado, em Ribeirão Preto, Tarcísio autorizou aporte de R$ 58 milhões para o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da USP.

Iamspe e Santa Casa

A partir desta segunda-feira (18), o convênio do Iamspe com a Santa Casa de Presidente Prudente vai permitir a oferta de consultas ambulatoriais aos beneficiários do instituto. A região reúne mais de 45 mil beneficiários do Iamspe, que registra média mensal de 57,2 mil atendimentos, entre consultas, internações e exames. Os beneficiários contam com 75 clínicas e consultórios de especialidades médicas e 22 entidades credenciadas, entre hospitais e serviços de laboratório, patologia e exames de imagem, além do Centro de Atendimento Médico-Ambulatorial.

A partir de janeiro de 2024, 15 Santas Casas e hospitais da região serão beneficiados pela Nova Tabela SUS Paulista, que vai pagar, por procedimento, até cinco vezes mais que o valor previsto em repasses do Ministério da Saúde.