Despertar o interesse pela leitura e aproximar a literatura do público são objetivos do evento, que já é conhecido em todo o País

A Prefeitura de Ribeirão Preto, comandada por Dárcy Vera, do PSD, está trabalhando para ampliar os benefícios da 15ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que será realizada na cidade entre os dias 14 a 21 de junho. Por meio do Instituto do Livro, em parceria com a UBE (União Brasileira de Escritores), criou o projeto ‘De onde vêm as palavras’, que terá a presença de nomes como Afonso Romano de Santana, Marina Colassanti, Deonísio da Silva, Joaquim Botelho, Sérgio Roxo da Fonseca, Fernando Morais e Audálio Dantas.

Conforme destaca Edwaldo Arantes, presidente do Instituto do Livro, novos convidados serão confirmados até o início do projeto. “As datas estão sendo fechadas junto aos participantes e assim que estiverem concluídas, faremos o anúncio da programação completa”, explicou Arantes, que falou sobre a importância da iniciativa. “O objetivo é aproximar grandes nomes da literatura do público, despertar o interesse para a literatura, formando novos leitores”, emenda.

O Instituto do Livro de Ribeirão Preto (ILRP), entidade pública com personalidade jurídica de direito privado é vinculado à Secretaria Municipal da Cultura e tem por objetivo a descentralização e o aumento da eficiência administrativa nas questões culturais literárias, consideradas de utilidade pública.

Suas atribuições básicas consistem em incentivar a leitura e a formação cultural, seja através da realização de oficinas que as estimulem e despertem aptidão pela criação literária, seja pela preservação e difusão do patrimônio cultural literário, mediante a construção, organização, manutenção, ampliação ou administração de bibliotecas públicas, arquivos e outras organizações culturais literárias, podendo fazê-lo pela articulação com pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, com fins lucrativos ou sem fins lucrativos, mediante termo de parceria, convênio, contrato ou outra forma jurídica permitida por lei.