Em entrevista à CNN Brasil, o vice-governador falou sobre as ações do governo estadual que levaram à redução da criminalidade na região central de São Paulo

 

 

Redação Scriptum com CNN Brasil

 

Em entrevista concedida à CNN Brasil nesta quarta-feira (21), o vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth (PSD), detalhou a operação coordenada pelo governo estadual que desmantelou esquema do PCC na Cracolândia, na região central da capital paulista, no início deste mês. Felicio, que coordena políticas públicas do Estado na área, destacou a diminuição dos índices de criminalidade na região. “Nesta semana tivemos uma queda de 25% nos furtos e 35% nos roubos, se a gente comparar com a mesma semana do ano anterior”, disse o vice-governador.

Na segunda feira (19), o Ministério Público de São Paulo denunciou mais 11 pessoas supostamente envolvidas com o PCC na região central da cidade. A investigação realizada pelo órgão, que durou cerca de um ano e meio, revelou uma estrutura que controlava o tráfico de drogas e o comércio ilegal de peças de veículos e de celulares. Além disso, foi descoberto um esquema de corrupção em que agentes públicos extorquiam comerciantes locais.

A operação contou com as participações das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, além da Receita Federal e da Anatel. De acordo com Ramuth, durante os trabalhos da força-tarefa os agentes de segurança bloquearam um total de 44 imóveis na região, entre hotéis utilizados pelo tráfico, ferros-velhos e estabelecimentos ligados à prostituição ou armazenamento de drogas.

Saúde e assistência social

Durante a entrevista à CNN Brasil, Felicio também abordou serviços oferecidos pelo governo estadual em áreas como saúde e assistência social, por meio do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. “Nós atendemos mais de 40 mil usuários. Cerca de 16 mil foram encaminhados ou para internações em hospitais especializados ou para acolhimento em comunidades terapêuticas”, informou o vice-governador.