A gestão Kassab na Prefeitura de São Paulo priorizou campanhas de proteção e de respeito aos meios de transporte não-motorizados, como os pedestres e os ciclistas, que resultaram no uso mais democrático das vias públicas.
O então prefeito de São Paulo Gilberto Kassab no lançamento do Programa de Proteção ao pedestre, em 2012

O então prefeito de São Paulo Gilberto Kassab no lançamento do Programa de Proteção ao pedestre, em 2012

 

 

O telejornal SPTV Primeira Edição, da TV Globo, exibiu reportagem nesta terça-feira (28) mostrando atos de civilidade e gentileza no trânsito paulistano. São motoristas que cedem a passagem para pedestres em faixas de segurança sem semáforos ou para outros condutores que querem acessar as vias.

Os entrevistados destacam que são pequenas ações, que não provocam atrasos ou perda de tempo e que aumentam a segurança de todos no trânsito.

A administração de Gilberto Kassab na Prefeitura de São Paulo priorizou campanhas de proteção e de respeito aos meios de transporte não-motorizados, como os pedestres e os ciclistas, que resultaram no uso mais democrático das vias públicas.

Lançado em maio de 2011, o Programa de Proteção ao Pedestre tinha como meta criar uma cultura de respeito e civilidade na relação entre motoristas de veículos motorizados e pedestres. No primeiro ano do programa, as ações de cunho educativo de respeito ao pedestre contribuíram para a queda de 40% de atropelamentos com mortes na região central e da avenida Paulista e de 10,7% no município de São Paulo, comparado com o mesmo período anterior. Entre 11 de maio de 2011 e 10 de maio de 2012, foram 24 mortes de pedestres na área central ante 40 no período anterior. O programa também registrou redução de 34,3% no número de atropelamentos na região central/Paulista. Foram 424 atropelamentos registrados nessa região de 11 de maio de 2011 a 10 de maio de 2012 ante 645 no período anterior.

A redução de vítimas de atropelamentos se manteve em 2013 na cidade de São Paulo. Em 2005, morreram 748 pessoas, vítimas de atropelamentos, e em 2013, 514, redução de 31,3% no período. A estatística mostra que a queda do número de mortes foi também significativa no total de acidentes de trânsito – incluindo pedestres, motoristas, passageiros e motociclistas. Em 2013, foram 1.152 casos, ante 1.505 em 2005, redução de 23,5%.

Durante a gestão Kassab, entre 2006 e 2012, a cidade de São Paulo recebeu grandes estímulos para o uso da bicicleta. Foram criados mais de 200 km de faixas para bicicletas, entre ciclovias, ciclorrotas, além da ciclofaixa de lazer, que opera aos domingos e feriados nacionais e obteve resultados tão positivos que tornou-se modelo para outras cidades do país, como Brasília, Rio de Janeiro e Recife.

Além disso, motoristas de ônibus do sistema municipal receberam treinamento específico para o respeito e o compartilhamento amigável das vias com os ciclistas. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) criou um espaço específico para ministrar cursos para ciclistas iniciantes aprenderem a como se locomover com segurança no tráfego paulistano.

Outra medida criada em 2012 foi o Bike Sampa, programa de compartilhamento de bicicletas disponibilizadas em estações espalhadas pela capital paulista.  O programa previa a instalação de 300 estações com 10 bicicletas cada uma, totalizando 3 mil bikes à disposição dos paulistanos.