Medida para retirada de 25 bilhões de litros de água é anunciada, segundo jornal Estadão, após a utilização do chamado volume morto do Sistema Cantareira. Utilização deve começar em agosto próximo

guarapiranga

Depois de apelar ao chamado “volume morto” do Sistema Cantareira para evitar um racionamento de água na região metropolitana de São Paulo, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) anunciou que adotará o mesmo expediente no Alto Tietê. Esse sistema já vinha sendo utilizado para socorrer clientes da empresa e abastecer 4 milhões de pessoas na parte leste da região metropolitana e da capital. Serão retirados 25 bilhões de litros do volume morto de duas de suas cinco represas, o que garante mais 25 dias de abastecimento.

As informações, divulgadas pelo jornal O Estado de S. Paulo nesta terça-feira (22/7), indicam que a retirada de água do “volume morto” do Alto Tietê pode ser iniciada em agosto. O sistema contava ontem com 22,4% de sua capacidade de 520 bilhões de litros, quantidade projetada para durar de 90 a 120 dias.

O início da retirada do volume morto deve começar na represa Biritiba-Mirim, que tem hoje 14% de sua capacidade de 35 bilhões de litros, com 10 bilhões de litros. Em novembro, pode ser iniciada a retirada do volume morto da represa Jundiaí, que tem 13% dos seus 74 bilhões de litros.

O jornal já havia noticiado em meados de junho que o sistema Alto Tietê tinha ritmo de redução de seu volume semelhante ao sistema Cantareira e poderia se esgotar ainda neste ano. A situação pode ter se agravado já que parte do volume foi retirado para socorrer o Cantareira.

O Estado afirma ainda que a Sabesp ainda aguarda definição da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE) para retirar mais 100 bilhões de litros do volume morto do Sistema Cantareira, além dos 182,5 bilhões que já começaram a ser captados. Deste total, a Sabesp já captou 59,5 milhões de litros, ou 32,6% do volume autorizado.