Parceria entre a gestão do prefeito Guti (PSD) e a Sabesp permitirá economia anual de R$ 2,5 milhões aos cofres públicos e promoverá ações de conscientização ambiental

O prefeito Guti durante assinatura de contrato com a Sabesp

 

O prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa (PSD), o Guti, firmou parceria com a Sabesp para a implantação do Programa de Uso Racional da Água (Pura) na cidade da Grande São Paulo, que tem cerca de 1,4 milhão de habitantes. Até o fim deste mês, 19 escolas e o CEU Continental vão receber equipamentos que evitam o desperdício de água, como redutores de vazão e torneiras com temporizador. A iniciativa será realizada nas 150 unidades de ensino do município, o que permitirá uma economia anual de R$ 2,5 milhões.

Após a implantação nas escolas, o projeto incluirá hospitais e unidades de saúde. “A economia de recursos é de extrema importância, mas não podemos esquecer que o País passa por um período de escassez de chuvas, então a economia que faremos em nossas unidades trará benefícios também ao meio ambiente”, destacou o prefeito.

As unidades que economizarem 10% da água que gastavam, em média, no período pré-pandemia — quando funcionavam com a totalidade de alunos — terão desconto de 25% no pagamento do serviço. Além da instalação dos equipamentos, o Pura capacitará servidores para que identifiquem vazamentos e promoverá ações de conscientização ambiental. “Trata-se de um programa de extrema importância, já que beneficia a população com o gasto menor de água e a economia de recursos públicos”, disse Debora Pierini Longo, superintendente da Unidade de Negócios Norte da Sabesp.