Prefeito Guti (PSD) assinou carta de intenção de compra do imunizante russo para acelerar processo de vacinação contra a doença na cidade da Grande São Paulo

O prefeito Guti: “O importante é termos o maior número de vacinas para a população brasileira”

 

O prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa (PSD), o Guti, assinou carta de intenção de compra da vacina russa Sputnik V para acelerar o processo de imunização contra a covid-19 na cidade da Grande São Paulo, que tem cerca de 1,4 milhão de habitantes. No ano passado, a administração reservou R$ 12 milhões do orçamento municipal para uma eventual aquisição de vacinas.

“Independentemente do fornecedor ou país de origem do imunizante, o importante é termos o maior número de vacinas para a população brasileira e, consequentemente, para os guarulhenses. Assim poderemos voltar ao nosso normal e recuperar a economia. Caso o governo federal aprove, mas não queira comprar, Guarulhos e o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê ) estão prontos para fazer essa aquisição direta”, garantiu Guti.

Ainda conforme o prefeito, o consórcio pretende comprar até 300 mil doses da Sputnik V. Segundo resultados preliminares publicados na revista científica britânica The Lancet, o imunizante possui 91,6% de eficácia contra a doença.

No último dia 28, Guti e o secretário municipal de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação, Jorge Taiar, visitaram as instalações da Inovat, fábrica do grupo União Química em Guarulhos onde a vacina poderá ser produzida. A unidade ocupa uma área na avenida Tancredo Neves anteriormente ocupada pelo laboratório da Pfizer.

Em 2017, a União Química adquiriu o complexo industrial e reativou várias linhas de produção. A empresa emprega atualmente cerca de 700 pessoas. “Assim que tivermos a aprovação da Anvisa, pretendemos disponibilizar essa vacina via governo federal, Condemat ou iniciativa dos prefeitos que estão correndo atrás para combater a pandemia e assim ajudar a população”, disse o presidente da Inovat, Fernando de Castro Marques.

A Prefeitura já iniciou a imunização, com as vacinas Coronavac e AstraZeneca, dos profissionais que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus na cidade. Até o meio-dia da última segunda-feira (1º), 6.340 pessoas já tinham recebido a primeira dose de um desses imunizantes.

Casos

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura no último dia 29, Guarulhos registrou 43.121 casos de covid-19 desde o início da pandemia. Desse total de pacientes, aproximadamente 94% foram curados. Outros 1.859 morreram, o que representa uma taxa de letalidade de cerca de 4%.