Obra da gestão do prefeito Guti (PSD) conta com o apoio do BNDES e vai ampliar em 70% a capacidade de atendimento ao público com até 17 anos

 

O prefeito Guti: hospital contará com 150 leitos, clínicas médica, cirúrgica, psiquiátrica e ortopédica, enfermaria, unidade de terapia intensiva e centro cirúrgico.

 

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Guarulhos

 

Nesta terça-feira (4), um grupo composto por técnicos da gestão do prefeito Gustavo Henric Costa (PSD), o Guti, começou o planejamento das etapas do processo licitatório para a construção do novo Hospital Infantil de Guarulhos (HIG), na Grande São Paulo. A unidade será construída em área pública localizada no Parque Santo Agostinho, por meio do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), do governo federal.

A estruturação do projeto é realizada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com o apoio do Consórcio Modelagem Hospital Guarulhos, liderado pela empresa Houer Consultoria e Concessões Limitada. O projeto se encontra em fase de análise dos instrumentos de edital, contratos e demais anexos para a validação das condições estabelecidas.

O novo hospital vai aumentar em 70% a capacidade de atendimento ao público com até 17 anos em relação ao prédio atual, que hoje tem 88 leitos. O HIG, que será construído em área de 6.670 metros quadrados próxima ao Terminal Taboão e à Linha 13-Jade da CPTM, contará com 150 leitos, clínicas médica, cirúrgica, psiquiátrica e ortopédica, enfermaria, unidade de terapia intensiva e centro cirúrgico.

O secretário municipal de Saúde, Ricardo Rui, fez questão de destacar a importância da iniciativa e do grupo de trabalho, que irá se reunir por três dias. “Atuo em Guarulhos há mais de 30 anos, mas nunca vi um projeto desse porte. Será um marco histórico para o município e também para todas as cidades do Alto Tietê, já que Guarulhos é o principal polo dessa região. Aumentaremos significativamente o número de leitos para crianças e adolescentes”, garante Ricardo.

Ainda segundo o secretário, o complexo terá setores com separação por sexo e idade exclusivos para pacientes internados ou em observação. No apoio ambulatorial, serão oferecidas 22 especialidades e cirurgias eletivas, além de exames como tomografia, ultrassonografia e nasolaringoscopia.

Atualmente o Hospital Municipal da Criança e Adolescente, o único que é público e atende exclusivamente crianças e adolescentes em toda a região do Alto Tietê, funciona em prédio alugado no centro de Guarulhos. A Prefeitura gasta, somente com o aluguel, R$ 76 mil por mês, além do custeio estimado em aproximadamente R$ 3 milhões mensais.