Secretário especial de Projetos Estratégicos do Governo de SP diz que operação privada pode atrair R$ 20 bi em investimentos

Guilherme Afif: “Há uma série de benefícios que esses investimentos trariam”

 

Redação Scriptum com Jovem Pan

 

O secretário especial de Projetos Estratégicos do Governo de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, defendeu nesta quinta-feira (5), em entrevista à rádio Jovem Pan, a viabilidade do projeto de privatização do Porto de Santos, que o governador Tarcísio de Freitas iniciou ainda como ministro da Infraestrutura e que pretende levar em frente agora.

“A operação do porto pode atrair mais de R$ 20 bilhões em investimentos para a Baixada Santista”, disse Afif, lembrando que a autoridade portuária continuará com o Estado. “Muita coisa de infraestrutura não sairá dos cofres do Estado, mas da engenhosidade com que se faria o processo da privatização da operação do porto de Santos”, destacou. “Há uma série de benefícios que esses investimentos trariam, mas a turma está acostumada a achar que o Estado, a viúva, tem o dinheiro suficiente para bancar tudo isso”.

O secretário afirmou que o dinheiro do Estado tem que estar voltado para as ações sociais. “Aquilo que a iniciativa privada puder fazer e atrair investimentos, nós temos que fazer”, disse, antecipando que o governador deve ter um contato com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o assunto. Afif afirmou que a gestão paulista dará prioridade a privatizações no que for possível. “Tudo o que puder ter parceria público-privada, nós vamos buscar, porque o modelo de desenvolvimento não é mais aquele do investimento dependente do orçamento do Estado”, pontuou. “O orçamento está cada dia mais comprometido com educação, com saúde, com justiça, segurança, áreas indelegáveis”.

Afif antecipou que o governador vai viajar para Davos, para participar do fórum de economia internacional com a intenção de apresentar o Estado de São Paulo para investidores: “Isso é modernidade em termos de governança”.