‘Optamos pelo caminho mais difícil, que é o da transparência, e não o de saídas desonestas’, afirmou o prefeito do PSD

O prefeito Gustavo Henric Costa, o Guti Foto: Fabio Nunes Teixeira

 

Investimentos em áreas como saúde, mobilidade urbana, saneamento básico e segurança pública marcam o mandato do prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, o Guti (PSD). O pagamento de dívidas herdadas da gestão anterior e o uso responsável dos recursos públicos também caracterizam o seu trabalho à frente da Prefeitura da cidade da Grande São Paulo, com população estimada em 1,3 milhão de habitantes.

“Quando assumimos a Prefeitura, em janeiro de 2017, nosso orçamento (cerca de R$ 4 bilhões) era quase a metade da dívida que nos foi deixada, da ordem de R$ 7,4 bilhões. Encontramos uma cidade com grandes atrasos nos pagamentos de fornecedores. Não tínhamos nem mesmo como receber verbas federais porque o nome da cidade estava sujo, mas limpamos”, afirma Guti.

O fim do rodízio no serviço de água foi outro avanço importante conquistado pelo prefeito. “Quando assumimos, mais de 90% da população recebia água em sistema de rodízio. Em alguns bairros, eram 12 horas com água e dois a três dias sem. Desde o final de 2019, graças a um acordo estratégico com a Sabesp, que assumiu o abastecimento de água em Guarulhos, não há mais rodízio em Guarulhos: 100% das residências recebem água nas torneiras todos os dias.”

Em entrevista ao site do PSD, Guti fala sobre suas principais realizações, os desafios que enfrentou, o combate à covid-19 e o que ainda falta realizar na cidade.

Como o senhor avalia a sua gestão? Quais foram as suas principais conquistas e desafios?

Nós optamos pelo caminho mais difícil, que é o da transparência, e não o de saídas desonestas. Sempre trabalhei longas jornadas e todos os dias da semana, sem férias, como é minha obrigação e meu compromisso com a cidade, em prol do desenvolvimento de todos os bairros. Sempre fomos transparentes e informamos à população os obstáculos a serem ultrapassados a fim de agilizar os serviços e projetos.

É preciso compreender que o primeiro biênio tratou de inúmeras questões financeiras para que Guarulhos finalmente pudesse investir muito mais, como o que tem acontecido neste último ano. Isso só foi possível porque no início travamos muitas batalhas burocráticas e necessárias, como negociações, revisões, mudanças, longas tratativas, trabalhos internos, renegociações, investimentos em empregabilidade, incentivos fiscais e parcerias. É por isso que existe uma impressão de que houve mais trabalho no último ano, mas está longe disso. Agora estamos colhendo os frutos de ter dado devida atenção à saúde financeira do município.

Quando assumimos a Prefeitura, em janeiro de 2017, nosso orçamento, cerca de R$ 4 bilhões, era quase a metade da dívida que nos foi deixada, da ordem de R$ 7,4 bilhões. Encontramos uma cidade com grandes atrasos nos pagamentos de fornecedores, não tínhamos nem mesmo como receber verbas federais porque o nome da cidade estava sujo, mas limpamos.

Trabalhamos em prol da desburocratização dos processos, do corte de gastos, de investimentos e alternativas financeiras eficazes. Com isso, em dois anos conseguimos quitar metade da dívida e aumentar o orçamento do município em 10%. Entendemos que a mudança eficaz virá da transformação da Prefeitura em uma administração que consiga trabalhar sem tantos obstáculos. Atualmente, o problema financeiro ainda nos afeta.

Toda grande mudança leva tempo e muita responsabilidade com o dinheiro público. Em uma administração endividada há burocracias gigantescas, mas temos superado os empecilhos e vamos continuar avançando ainda mais.

O prefeito Guti em novembro de 2019 vistoriando obras do reservatório Bonsucesso, obra que acabou com o rodízio de água na cidade.

Quais áreas foram tratadas como prioridades pela Prefeitura?

A saúde, sem dúvida, é e sempre será a nossa prioridade, mas também a educação, a segurança, a empregabilidade, a mobilidade urbana e a zeladoria. Destinamos mais de 30% de nosso orçamento anual para a saúde.

É importante também destacar o fim do rodízio de água em Guarulhos. Quando assumimos, mais de 90% da população recebia água em sistema de rodízio. Em alguns bairros eram 12 horas com água e dois a três dias sem. Desde o final de 2019, graças a um acordo estratégico com a Sabesp, que assumiu o abastecimento de água em Guarulhos, não há mais rodízio em Guarulhos: 100% das residências recebem água nas torneiras todos os dias. Pegamos a cidade com apenas 2% do esgoto tratado. Até o final do ano chegaremos a 40% de tratamento de esgoto.

A pandemia de covid-19 tem sido um desafio para todos os gestores, que precisam conciliar as atividades econômicas do município e o combate à doença. Como a sua gestão enfrentou a pandemia?

Foram muitas ações desde o início. Ainda em janeiro, estávamos reunidos com o então ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para discutir possíveis ações. Em março, quando foi declarada a pandemia, fomos o primeiro município do Brasil a construir e inaugurar um hospital de campanha, aberto no mesmo mês. Saímos à frente também com campanhas pelo uso de máscaras, no início de abril, e determinando a obrigatoriedade de seu uso em transportes coletivos. Durante toda a pandemia, procuramos realizar ações para aumentar a oferta de leitos de UTI e conseguimos que nenhum cidadão tenha ficado em uma fila sem atendimento. Mesmo quando a ocupação de nossas UTIs para covid-19 se aproximou de 100%, buscamos soluções rápidas e, em poucas semanas, conseguimos baixar para perto de 70% com a ampliação de leitos nos hospitais municipais e contratação de UTIs em hospitais particulares.

Na área da educação, com a suspensão das aulas, passamos a oferecer cestas básicas a todos os alunos da rede municipal desde o primeiro mês de pandemia, em substituição à merenda escolar. Promovemos também um programa próprio para aulas on-line, a fim de garantir o ensino a distância enquanto não é possível retornar às aulas presenciais.

O que foi realizado na área da saúde desde o início do seu mandato?

Dentre as realizações da Saúde estão o Cemegs Pimentas/Cumbica e Cantareira (centros de especialidades médicas); o Centro Especializado em Reabilitação (CER II); Centro de Atendimento Multiprofissional à Pessoa com Deficiência (CAMPD); Ambulatório Especializado no Processo Transexualizador – AME PRO TRANS; a segunda residência terapêutica do SUS; e a ampliação de mais três Ceresis (centros de referência à saúde do idoso), sendo agora um em cada região de saúde da cidade. A inauguração da UBS Primavera, que ganhou prédio próprio; a implantação do Cempics (Centro Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde); a entrega das unidades de pronto atendimento Paulista e Cumbica; e a reforma do Pronto-Socorro do Hospital Municipal de Urgência (HMU). Reforma das unidades de terapia intensiva do HMU e do Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA), reforma do telhado do centro cirúrgico e adequação da área da classificação de risco do HMCA. Construção de anexo hospitalar no HMU, com expansão de 10 leitos; implantação do Hospital de Campanha 3CGru para o enfrentamento da pandemia; entrega da UPA Taboão; novas bases do Samu no Seródio, Mikail e Cumbica; e novas ambulâncias do Samu, sendo nove básicas e três unidades de terapia intensiva.

Vistoria do Centro de Referência ao Idoso Nova Guataporanga

Quais foram as políticas sociais desenvolvidas pelo seu governo?

Entre as principais políticas sociais desenvolvidas está a implantação da primeira Residência Inclusiva no município. O Serviço de Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva foi implantado em 2019 para atendimento 24 horas, sete dias por semana, para jovens e adultos entre 18 e 59 anos, de ambos os sexos, com deficiência, em situação de dependência, prioritariamente beneficiários do Benefício da Prestação Continuada (BPC) e que não disponham de condições de autossustentabilidade, nem retaguarda familiar e/ou que estejam em processo de desinstitucionalização de organizações de longa permanência.

A implantação do Acolhimento Taboão (Serviço de Acolhimento Institucional Adulto Masculino Taboão), em 2017. Instalado em imóvel próprio, o espaço segue as diretrizes do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). A implantação do Centro Dia do Idoso Eugênio Françoso Neto, em fevereiro deste ano. O município ganhou o primeiro Centro Dia do Idoso em um equipamento próprio da Prefeitura na Cidade Jardim Cumbica. Trata-se de um espaço de convivência voltado a pessoas com idade igual ou superior a 60 anos que necessitem de cuidados durante o dia e à noite voltam para suas casas, mantendo os vínculos sociais e familiares (graus 1 e 2). A prioridade do atendimento é para aqueles sem retaguarda, ou seja, cujas famílias não têm condições de dar atenção e cuidado durante o dia por precisarem trabalhar, e também em situação de violação de direitos.

A entrega da terceira unidade do Restaurante Popular, em junho deste ano, com uma área de cerca de mil metros quadrados. O foco principal é alcançar a população em insegurança alimentar. De acordo com o Cadastro Único, um grande índice dessas pessoas encontra-se na região do Pimentas. O local serve almoços balanceados ao custo de R$ 1,00 e café da manhã gratuito.

O CadMóvel é um Centro de Referência da Assistência Social (Cras) itinerante que funciona em uma espécie de trailer adaptado. Ele leva atendimento aos locais mais distantes, possibilitando às famílias em situação de vulnerabilidade o acesso às políticas de Assistência Social como o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e demais programas sociais oferecidos aos cidadãos.

 

Obras do CEU Bonsucesso

 

A sua gestão realizou projetos de estímulo ao empreendedorismo?

O Via Rápida Empresas (VRE) diminuiu a média de tempo para abertura de uma empresa em Guarulhos de 128 dias para 48 horas. Ele está disponível no Fácil Empresarial para atender a sociedade de maneira ágil e prática. Com isso atraímos novos empreendedores para a cidade e aceleramos a geração de empregos.

Na área da educação, quais foram as principais realizações?

Guarulhos está entre as dez melhores cidades do Estado de São Paulo no quesito merenda escolar. Houve aumento de aproximadamente 669% de alunos atendidos no período integral, jornada oficialmente criada nesta gestão. Atualmente são mais de 7.600 mil alunos de creches da rede municipal atendidos na jornada integral. Onze novas creches foram entregues e inauguradas (Maria Isabel de Assis; Maria Firmina dos Reis, Cesar Lattes, Antonio Houaiss, Milton A.dos Santos, Rubem Alves, Nise da Silveira, Nicolina Bispo, José Jorge Pereira, Instituto Ação Cidadã II e Creche Maria Enaide Saturnino); e três novos centros de educação unificados foram entregues e inaugurados (Bonsucesso, Continental, Itapegica/São Rafael).

Em 2019, mais de 12 mil consultas foram realizadas no Programa Menina dos Olhos, que possibilita um diagnóstico precoce de problemas oculares nos alunos da rede municipal. Mais 7.500 óculos foram entregues aos alunos. Mais de 120 mil alunos foram atendidos pelo Programa Leite em Casa.

Guarulhos faz parte de um seleto grupo de cidades brasileiras que construíram, de forma participativa e democrática, a sua nova Proposta Curricular a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), valorizando a história, a trajetória e a concepção de educação no município. Guarulhos conquistou nota 6,2 no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), superando a meta projetada para o ano de 2017 (5.8) e ultrapassando a meta prevista para 2019, que é de 6.1.

A implantação do Programa de Inclusão Digital, que atende todas as escolas de Ensino Fundamental com laboratórios móveis, eliminando os laboratórios físicos e, consequentemente, ganhando mais salas para uso nas escolas. Atualmente são 138 laboratórios móveis.

Cerca de 36 milhões de dívidas acertadas dos benefícios em atraso deixados pela gestão anterior, referentes à extensão de jornada, evolução funcional, equiparação salarial PEI/PEB e gratificação de mérito. Retomada das admissões de professores de Educação Básica estagnadas desde 2015. Mais de 500 educadores foram admitidos nesta gestão.

Criação do Portal da Educação – SE Informe, ferramenta que potencializou a divulgação de informações dos mais variados temas à toda comunidade escolar e demais munícipes. Cerca de 6.500 alunos matriculados nos mais de 120 cursos oferecidos nos CEUs, administrados pela Escola 360 – Programa de Governo, que tem como finalidade ser uma plataforma de gestão compartilhada dos equipamentos públicos da cidade.

Abertura de três novos Centros de Incentivo à Leitura nos CEUs. Mais de 600 alunos matriculados no Projeto Educadança, que oferece o ensino de ballet clássico e jazz dance, com professores da rede municipal no CME Adamastor. Cinquenta e sete polos de Atendimento Educacional Especializado (AEE), com salas de recursos multifuncionais, equipamentos de tecnologia assistiva (voltados às pessoas com deficiência), mobiliários adaptados, computadores, jogos adaptados e materiais pedagógicos acessíveis para subsidiar o desenvolvimento dos alunos com deficiência/Transtorno do Espectro Autista (TEA),altas habilidades e superdotação.

Guarulhos sancionou, em 2019, a Lei Nº 7.795, que garante atendimento para alunos surdos em classes bilíngues. A Prefeitura de Guarulhos conta com o atendimento de alunos surdos em três escolas-polo da rede municipal, com professores bilíngues especializados, além de recursos multimídia para o desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas aos alunos surdos.

Criação do Programa Saberes em Casa, uma iniciativa da Prefeitura de Guarulhos adotada desde a suspensão das aulas presenciais por conta da pandemia do novo coronavírus. Tem como objetivo favorecer o processo educativo dos alunos da rede municipal e contribuir para sua aprendizagem e desenvolvimento até que o retorno presencial às escolas seja possível. Veiculado na TV, YouTube e no Portal da Educação, o programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, com 1h30 de duração.

Aproximadamente 300 mil cestas de alimentos foram entregues às famílias de todos os alunos da rede municipal que no momento estão passando por necessidades em decorrência das medidas de distanciamento social.

Consultório móvel do programa Menina dos Olhos, que possibilita diagnóstico precoce de problemas oculares nos alunos da rede municipal

 

Como foi a relação com o poder legislativo durante o seu mandato?

Ao longo destes quatro anos de Executivo, tivemos uma relação de respeito e independência entre os poderes, salientando a participação efetiva do Legislativo em seu papel de contribuir positivamente para o desenvolvimento da cidade, seja com a apresentação de projetos como na fiscalização. Podemos garantir que o respeito mútuo prevaleceu, de forma a exaltar cada dia mais os princípios democráticos que regem nosso País.

Quais são os valores e projetos defendidos pelo PSD com os quais o senhor mais se identifica?

Temos uma história política que muito se assemelha aos valores defendidos pelo PSD, como a defesa da iniciativa privada e da economia de mercado, para gerar desenvolvimento e riqueza. A erradicação da miséria passa necessariamente pelo incentivo à propriedade e geração de emprego e renda. Defendemos políticas sociais voltadas àqueles que realmente precisam da interferência do Estado, como forma de gerar oportunidades e empregos. Vários outros aspectos que fazem parte da linha de atuação do partido, como o combate efetivo à corrupção, guiam nossa trajetória política.

O que ainda falta realizar na cidade?

Fizemos muito, mas temos a consciência de que não é possível realizar tudo que é necessário em apenas quatro anos, ainda mais em uma cidade afundada em problemas como a que encontramos. Temos ainda muitos planos, mas destaco a finalização do Trevo de Bonsucesso, cuja obra alcançou 96%, mas teve a conclusão suspensa devido a uma pendência judicial em virtude de um morador não deixar o imóvel apesar da desapropriação concluída. A totalidade do tratamento de esgoto, a conquista de 100% da renovação da frota de ônibus, a concretização do Parque Tecnológico, o Hospital Veterinário, a conclusão do Hospital Pimentas, entre outros projetos.