“Essas vítimas precisam de nós, unidos e firmes por elas, pois é uma batalha gigantesca contra esses crimes monstruosos”, afirma o prefeito do PSD

O prefeito Guti: “É uma batalha gigantesca contra esses crimes monstruosos”

Redação Scriptum com Prefeitura de Guarulhos

O prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa (PSD), o Guti, lançou nesta terça-feira (12), no Teatro Adamastor, o programa Nossas Crianças, que tem como objetivo combater a pedofilia na cidade da Grande São Paulo. Realizado em parceria com o Rotary Club, o projeto prevê a criação de uma rede integral de proteção a crianças e adolescentes, por meio da sensibilização e da capacitação de servidores. Os cursos vão formar multiplicadores de informações a respeito do tema e possibilitar a implantação de um observatório antiviolência.

Na apresentação do programa, Guti destacou que a defesa dos direitos das crianças deve ser uma luta de toda a sociedade. O boletim de 2023 do Conselho Tutelar de Guarulhos registrou 534 casos de violência sexual contra crianças, que foram violadas por familiares, e 32 ocorrências de exploração sexual. “Essas vítimas precisam de nós, unidos e firmes por elas, pois é uma batalha gigantesca contra esses crimes monstruosos. Foram quase 80 menores de idade abusados por dia entre 2015 e 2021 no Brasil, mais de três casos por hora”, lamentou o prefeito.

O lançamento do programa contou, ainda, com a palestra Anjos na Escuridão: Desmascarando a Pedofilia, ministrada pela educadora e escritora Maura de Oliveira, presidente do Instituto Anjos. Durante a apresentação, ela falou sobre a trajetória como vítima de pedófilos e o trabalho como ativista social. O evento reuniu cerca de 500 servidores da Guarda Civil Municipal (GCM), das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social e do Conselho Tutelar.

O passo seguinte à sensibilização dos servidores será a mobilização de escolas, famílias e sociedade para a prevenção a novos casos e o apoio às vítimas. “É a partir da sensibilização que a conscientização é espalhada e guardamos nossas crianças”, reforçou Marcio Pontes, secretário municipal de Assuntos de Segurança Pública, pasta que está à frente da organização do programa.

Em Guarulhos, os casos de pedofilia podem ser denunciados à Polícia Militar pelo telefone 190, à GCM (153) e aos conselhos tutelares.