Organizado pelo governo do prefeito Fernando Capato (PSD), festejo vai celebrar a influência da cultura holandesa na cidade

Cidade é conhecida por preservar a forte ligação com a cultura do povo holandês, que chegou ao município após a Segunda Guerra Mundial

 

Redação Scriptum com Prefeitura de Holambra

No próximo dia 28, a gestão do prefeito de Holambra, Fernando Capato (PSD), vai promover a versão local de uma das mais populares festividades holandesas, o Dia do Rei. O evento será realizado na praça do Moinho dos Povos Unidos, a partir das 7h, com entrada gratuita. Localizada na Região Metropolitana de Campinas, no interior do Estado de São Paulo, a cidade é conhecida por preservar a forte ligação com a cultura do povo holandês, que chegou ao município após a Segunda Guerra Mundial, na segunda metade dos anos 1940.

A festa celebra o aniversário do monarca Willem-Alexander, coroado no dia 30 de abril de 2013. “Esta é uma festa muito especial para o nosso município, que integra o Calendário Oficial do Estado de São Paulo e preserva a história dos imigrantes que fundaram nossa cidade. É um momento de confraternização entre visitantes e moradores, brasileiros e holandeses”, explica o prefeito.

A programação do evento vai começar com a décima edição da Corrida do Rei, prova de pedestrianismo em que os participantes percorrem os principais pontos turísticos do município. “Quem participar da prova ou vier ao evento vestido com roupas ou adereços da cor laranja, que representa a família real holandesa e é um símbolo da festa, vai concorrer a prêmios super especiais”, garante a diretora municipal de Turismo e Cultura, Alessandra Caratti.

Depois da prova, será realizada uma cerimônia com a participação de autoridades. Na sequência, estão previstas apresentações da Orquestra de Viola Caipira do município, dos Gaiteiros de Holambra, do Grupo de Dança Folclóricas da cidade e da Fanfarra Amigos de Holambra. A festa contará, ainda, com uma chuva de papel colorido e a distribuição gratuita de café e bolo para o público.