Dos 115 prédios da administração do município do interior paulista, 84 têm sistema de fibra óptica e internet em alta velocidade

A prefeita Capitã Lucimara (à dir): até o final de 2021, todos os prédios municipais serão contemplados.

 

Para garantir a melhoria do atendimento oferecido à população de Valinhos — município de 131 mil habitantes da Região Metropolitana de Campinas, no interior do Estado de São Paulo — a prefeita Capitã Lucimara (PSD) investe na informatização dos serviços públicos. Dos 115 prédios da administração, 84 contam com sistema de fibra óptica e internet em alta velocidade, o equivalente a 73% do total. Antes da atual gestão, iniciada em janeiro último, apenas cinco unidades utilizavam essa tecnologia. Até o final de 2021, todos os prédios municipais serão contemplados.

O trabalho realizado pela Prefeitura acabou com as constantes interrupções no acesso à internet e os atrasos no atendimento aos munícipes. “Este ganho é para cada cidadão valinhense. Com todos os prédios públicos interligados num único sistema e internet de alta velocidade, podemos avançar em outra etapa importante, com a implantação das bases para transformar Valinhos numa cidade inteligente, a criação do Cartão Cidadão, soluções práticas, serviços on-line unificados, atendimentos personalizados e Ouvidoria 24 horas”, afirmou Capitã Lucimara.

A secretária municipal de Tecnologia, Inovação e Comunicação, Roberta Calif, destaca que a Prefeitura trabalha para aprimorar mais serviços públicos. “Este é um passo inicial. Temos que avançar em muitas outras etapas, todas já previstas no plano de governo da prefeita Capitã Lucimara. Projetamos que Valinhos possa ter consultas e exames marcados pela internet; prontuário eletrônico para eficiência e qualidade no atendimento médico; estudantes da rede municipal com recursos audiovisuais e internet de alta velocidade para ganhos na qualidade do processo pedagógico; e abertura de novas empresas na cidade com alvarás emitidos em menos de 24 horas. Sabemos que temos muito trabalho pela frente para chegar a esse cenário, mas a estrutura inicial está sendo implementada.”