“Nós trabalhamos buscando o crescimento e o desenvolvimento, mas sempre com atenção e respeito ao meio ambiente”, destaca o prefeito Toninho Bellini (PSD)

O prefeito Toninho Bellini

 

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itapira

 

Administrado pelo prefeito Toninho Bellini (PSD), o município de Itapira, no interior do Estado de São Paulo, conquistou o 22º lugar no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-Br), elaborado pelo Instituto Cidades Sustentáveis. Divulgado na sexta-feira (8), o estudo foi realizado em parceria com a Sustainable Development Solutions Network (em português, Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável), organização vinculada à ONU.

Bellini comemorou o resultado de Itapira, que tem cerca de 75 mil habitantes. Ele destacou os investimentos da atual gestão em áreas como saneamento básico e infraestrutura. “Nós trabalhamos buscando o crescimento e o desenvolvimento, mas sempre com atenção e respeito ao meio ambiente. São diversas ações realizadas nesse sentido e que nos garantem, inclusive, a certificação do Programa Município VerdeAzul (iniciativa do governo estadual)”, disse o prefeito.

O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades integra uma série de relatórios da organização, que acompanha a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos países membros da ONU e que assinaram a Agenda 2030. O estudo tem como objetivo nortear a gestão pública e a ação política nos municípios.

Itapira atingiu nota 62,65 – em uma escala de 0 a 100 – e se destacou em categorias como Energia Limpa e Acessível, Indústria, Inovação e Infraestrutura e Vida na Água. Os indicadores avaliados nesses três itens contemplam o acesso à energia elétrica nas residências, investimento público em infraestrutura de maneira proporcional ao PIB e tratamento de esgoto.