Governo do prefeito Heliton do Valle (PSD) vai promover palestras sobre temas como cyberbullying, drogas e violência sexual

Palestras serão ministradas por profissionais de instituições que atuam na segurança pública, como promotores de Justiça, delegados, conselheiros tutelares e policiais

 

 

Redação Scriptum com Prefeitura de Itararé

Para proteger os alunos da rede municipal de ensino de Itararé — cidade de 44 mil habitantes do Sudoeste de São Paulo — a gestão do prefeito Heliton do Valle (PSD) implantou o Plano Municipal de Segurança nas Escolas. Entre as ações previstas no plano estão a realização de palestras sobre temas como bullying, cyberbullying, violência sexual, tráfico e consumo de drogas lícitas e ilícitas, violência doméstica e educação no trânsito. “Desde o início da nossa gestão, prezamos a manutenção da ordem e do bem-estar em todos os lugares e, de modo especial, nas nossas escolas. Preservar a integridade e a segurança dos nossos estudantes é uma missão diária, de modo a garantir um ambiente educacional seguro e tranquilo para todos”, afirma Heliton do Valle.

Estabelecida pelo decreto 467, publicado nesta terça-feira (23) no Diário Oficial de Itararé, a iniciativa é realizada pelas secretarias municipais de Educação e Defesa Social. De acordo com o documento, as palestras serão ministradas por profissionais de instituições que atuam na segurança pública, como promotores de Justiça, delegados, conselheiros tutelares, policiais militares e guardas civis municipais.

O secretário municipal de Defesa Social, Leonardo Kufta, ressalta que o plano vai reforçar as parcerias entre as escolas e a Guarda Civil Municipal. “A ideia é aumentar a presença do agente de segurança no ambiente escolar, atuando de forma preventiva com os estudantes, professores, funcionários e a comunidade”, explica o secretário.

Para a secretária municipal de Educação, Maria Paula Favier, a iniciativa da prefeitura potencializa as medidas já adotadas pela atual gestão para a proteção aos estudantes. “Desde as principais notícias de violência nas escolas nas grandes cidades, tivemos o cuidado de intensificar a atenção e as orientações nas escolas do nosso município. Agora, com o plano devidamente instituído, seguiremos com ainda mais ações, ampliando as atividades de prevenção não só com os alunos, mas com toda a comunidade escolar.”