Atendendo a um pedido do prefeito Antonio Tuíze (PSD) (foto), a equipe do serviço de Controle de Vetores adquiriu um nebulizador aerosol a frio que será utilizado no combate ao mosquito.
2015_04_13_itu_mais_equipamento_combate_a_dengue_01

Antonio Tuize: expectativa é utilizar o nebulizador em cerca de 60 quadras/dia

Realizar o controle químico do mosquito Aedes Aegypti é umas principais formas de combate ao agente transmissor da dengue. Por isso, atendendo a um pedido do prefeito Antonio Tuíze (PSD), a equipe do serviço de Controle de Vetores de Itu adquiriu um nebulizador aerosol a frio para uso veicular que será utilizado no combate ao mosquito.

O nebulizador é indicado na aplicação de formulações aquosas de larvicidas e inseticidas (químicos ou biológicos) no controle do Aedes Aegypti. O controle químico por meio desse nebulizador deve ser feito no final da tarde ou começo da noite, em dias sem vento ou chuva, em bairros com grande quantidade de casos da doença.

“Nossa expectativa é utilizar o nebulizador no controle químico de aproximadamente 60 quadras/dia. Iniciaremos o trabalho nos bairros com maior incidência de casos. Mas o equipamento será importante durante todo o ano, sempre com o intuito de combater o mosquito adulto e de prevenção à dengue. É mais um recurso para o nosso trabalho”, afirma o secretário municipal da Saúde, Manoel Monteiro.

Entre as ações realizadas estão as visitas casa a casa (em média 17 mil imóveis são visitados mensalmente), bloqueio químico, visitas periódicas a pontos estratégicos, destruição de criadouros, orientação à população, busca de casos suspeitos, acompanhamento de casos confirmados da doença.

Além desse trabalho, uma equipe multidisciplinar se reúne periodicamente para analisar a situação da dengue no município, avaliar e traçar estratégias para o combate à dengue.