Um conjunto de 24 câmeras foi instalado em pontos estratégicos da cidade dentro do programa de vídeo-monitoramento que terá início na próxima quarta-feira (4). Central foi montada na sede da Guarda Civil Municipal e será operada por 15 guardas.
Prefeito Antonio Tuíze e secretário de Segurança, Trânsito e Transportes, coronel Marco Antonio Augusto inspecionam central de vídeo-monitoramento

Prefeito Antonio Tuíze e secretário de Segurança, Trânsito e Transportes, coronel Marco Antonio Augusto inspecionam central de vídeo-monitoramento

Dentro das atividades de comemoração pelos 405 anos de Itu, começam na próxima quarta-feira (4) os trabalhos de vídeo-monitoramento na cidade, fruto de convênio entre o município e o Ministério da Justiça.

Um conjunto de 24 câmeras foi instalado em pontos estratégicos da cidade, definidos a partir de uma reunião ocorrida em 2013 entre Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, Polícia Militar, Polícia Civil e Exército Brasileiro.

Uma central de vídeo-monitoramento montada na sede da Guarda Civil Municipal (GCM) será operada por 15 guardas, já devidamente capacitados, além de um assento disponibilizado para a Polícia Militar. A central já foi inspecionada pelo prefeito de Itu, Antonio Tuíze (PSD) e pelo secretário de Segurança, Trânsito e Transportes, coronel Marco Antonio Augusto.

Benefícios

Um guarda municipal operando 24 câmeras de vídeo-monitoramento representa 24 guardas em campo. Estudos da Secretaria Estadual de Segurança apontam que o sistema possibilita um aumento da sensação de segurança e um redimensionamento de efetivos, o que vai ocasionar uma redução de índices criminais.

Quando um profissional operador do sistema de vídeo-monitoramento visualizar alguma ação suspeita através das câmeras, a viatura mais próxima do local do fato será acionada imediatamente através dos sistemas de comunicações. Essas imagens ficarão arquivadas em HD e estarão à disposição da Justiça, que poderá solicitá-las como provas em seus processos.