Liderança do PSD, ex-juiz será o primeiro presidente da instituição paulista, nos últimos cinco anos, dedicado exclusivamente ao cargo

O ex-juiz João Veríssimo Fernandes

Redação Scriptum com Folha de São Paulo

O ex-juiz João Veríssimo Fernandes assume nesta sexta-feira (13) a presidência da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente, a Fundação Casa. A cerimônia de posse será realizada às 10h, no auditório da instituição — rua Florêncio de Abreu, 848 — no bairro da Luz, em São Paulo. Veríssimo será o primeiro presidente dedicado exclusivamente à função em cinco anos. Anteriormente, o cargo era ocupado pelo titular da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo.

Com passagens pelo Tribunal de Justiça e pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, Veríssimo atuou como coordenador do antigo Comissariado de Menores da Comarca de Mauá, na Grande São Paulo. Após deixar a magistratura, em 2015, foi secretário de Governo em Mauá, assessor especial da prefeitura de Santo André, na região do ABC paulista, e secretário-geral e curador da Fundação ABC. Em 2020, foi candidato a prefeito de Mauá pelo PSD. Veríssimo é também consultor do Espaço Democrático, a fundação para estudos e formação política do PSD.

O secretário estadual de Justiça, Fábio Prieto, destaca a importância da indicação do ex-juiz para o cargo. “Ele é um dos poucos magistrados negros do Brasil, fez uma carreira bacana no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, um dos mais importantes do Brasil, e teve experiência administrativa com infância e adolescência”, afirma Prieto.

A Fundação Casa tem cerca de 10 mil servidores e executa medidas socioeducativas para 4.500 jovens e adolescentes que cometeram infrações.