Espaço de 6,5 mil metros quadrados oferece diversas alternativas de diversão para população de bairro com problemas sociais. “É importante buscar a humanização da cidade”, disse o prefeito.
27258116172_a6c620bdf6_z

O espaço, localizado no bairro Vista Alegre, teve investimento total de R$ 2,5 milhões.

 

O prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi (PSD), inaugurou o complexo multiuso do Centro de Artes e Esportes Unificados, o CEU das Artes, que integra praça, quadra esportiva coberta, biblioteca, teatro, pista de skate, centro de assistência social, parque infantil, espaço de exercícios físicos e sala de inclusão digital. O espaço, localizado no bairro Vista Alegre, teve investimento total de R$ 2,5 milhões, somando recursos federais e contrapartida municipal.

A área total é de 6,5 mil metros quadrados, com mil metros quadrados de área construída. O resultado é um complexo multiuso cheio de surpresas, como livros em braille ou em áudio para a segunda unidade da Biblioteca Municipal Nelson Foot, que começa a ser instalada ali e aceita inclusive doações. “Conheço essa região e historicamente muitos moradores enfrentam problemas sociais. Estou orgulhoso como jundiaiense de termos superado todas as etapas para concluir esse objetivo. Além de investir, é importante buscar a humanização da cidade”, afirmou o prefeito Pedro Bigardi, lembrando que também outros locais foram revitalizados na região, como o Parque do Moradas das Vinhas.

27322543686_5f5ab60095_zAlém do desenho multiuso, o CEU das Artes implementa também o modelo de gestão compartilhada, contando no seu conselho com representantes dos diversos setores públicos envolvidos e da própria comunidade local. A iniciativa reforça a característica atual da Prefeitura, unindo uma das fases de maior número de investimentos públicos da história da cidade com um olhar social, que não fica concentrado em apenas alguns bairros ou grupos sociais, mas implementados para todas as regiões e classes sociais.

“Antes esse terreno era apenas uma área de descarte de entulho. Foi uma luta de muitos anos e com muita gente envolvida”, lembra Valdir Lira, integrante da rede socioassistencial local e que participa do novo conselho de gestão compartilhada.

Diversidade

Além dos espaços, o CEU das Artes também foi marcado pela diversidade de atividades em sua inauguração. Ao lado de paredes grafitadas passavam crianças, famílias inteiras, praticantes em roupas de capoeira ou kendô, músicos, esportistas, adolescentes, aficionados das “low bikes” e funcionários que vão trabalhar todos os dias nas variadas funções do complexo.