Desta vez o ministro se encontrou com prefeitos do Vale do Ribeira e da Região Sudoeste da Grande São Paulo.
Kassab se reúne com o prefeito Chuvisco e vereadores de Itapecerica da Serra

Kassab se reúne com o prefeito Chuvisco e vereadores de Itapecerica da Serra

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, levou seu gabinete itinerante para o interior do Estado de São Paulo no último sábado (14), na sequência da maratona que vem fazendo para abrir as portas do seu Ministério a parcerias com governadores e prefeitos.

Em Juquiá, no Vale do Ribeira, e Itapecerica da Serra, na Região Metropolitana de São Paulo, o objetivo do ministro foi o mesmo: abrir canais diretos de comunicação com os prefeitos para desburocratizar a discussão e formalização de parcerias em projetos nas áreas de saneamento básico, mobilidade urbana, infraestrutura e habitação.

Kassab recebeu em Juquiá mais de 20 prefeitos, a maioria dos quais de municípios integrantes do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira (CODIVAR). O ministro teve encontros individuais com os prefeitos e ouviu relatos sobre o andamento das obras do Ministério em cada uma das cidades, além das demandas específicas, que podem ser transformadas em projetos com recursos do Governo Federal.

“As portas do Ministério estão abertas a todos vocês”, disse Kassab, incentivando os prefeitos a procurarem o corpo técnico da pasta para discutir ideias de projetos. “Levem suas ideias e discutam com nossos secretários”.

Os prefeitos do Conisud

Os prefeitos do Conisud: Ministério está preparado para encaminhar todas as demandas

O prefeito de Cajati, Luís Henrique Koga, que também é presidente do CODIVAR, elogiou o estilo de Kassab, que transfere o seu gabinete de trabalho para as regiões do país as quais visita e faz pessoalmente as primeiras reuniões para discutir projetos com governadores e prefeitos. “Isso é inédito”, disse. Mesmo elogio fez o deputado federal Samuel Moreira (PSDB), que acompanhou os encontros de Kassab com os prefeitos do Vale do Ribeira.

Mobilidade e habitação – Em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, Kassab ouviu as demandas de prefeitos dos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (CONISUD). O ministro voltou a colocar o corpo técnico da pasta à disposição dos prefeitos para debater projetos de interesse da região, e disse que o Ministério está preparado para encaminhar todas as demandas.

Uma delas, na área de mobilidade, é o projeto da estrada que liga Cotia, Embu e Itapecerica da Serra, apresentado pelo CONISUD, que é presidido pelo prefeito de Itapecerica da Serra, Amarildo Gonçalves, conhecido como Chuvisco. O ministro disse que o projeto é importante e pode ser viabilizado.

Kassab também comentou sobre as necessidades de projetos habitacionais especialmente em Juquitiba e São Lourenço da Serra. Os dois municípios têm extensas áreas de proteção ambiental e a identificação de terrenos para a implementação de projetos habitacionais torna-se muito complicada. Segundo ele, o Ministério pode ajudar na identificação de áreas junto com os dois municípios e, depois, fazer os projetos e a habilitação para execução.