Item de proteção será exigido apenas nas unidades médicas e no transporte público. Após quatro semanas consecutivas de diminuição no número de casos de covid no município, medida foi adotada pela gestão do prefeito Estanislau Steck (PSD)

O prefeito Estanislau Steck

 

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Louveira

 

A gestão do prefeito de Louveira, Estanislau Steck (PSD), revogou a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados no município de 51 mil habitantes do interior do Estado de São Paulo. A decisão entrou em vigor na sexta-feira (6), após quatro semanas consecutivas de diminuição no número de casos de covid na cidade. Nesse período, os registros semanais de testes positivos caíram de 138 para 44. Entretanto, a utilização do item de proteção continua sendo obrigatória nas unidades de saúde e no transporte público, conforme estabelecido por decreto do governo estadual.

O prefeito comemorou o bom desempenho de Louveira no combate à doença. “Nossa gestão tem trabalhado, com planejamento e monitoramento constantes, na prevenção a casos de covid na cidade. Em novembro, por conta da alta, adotamos novas medidas que foram imprescindíveis para a redução dos casos neste início de ano. Estamos muito satisfeitos com o resultado porque conseguimos uma importante tendência de queda nos registros”, afirmou Steck.

Apesar do fim da obrigatoriedade, a Secretaria Municipal de Saúde ainda recomenda o uso do item de proteção, principalmente em ambientes fechados. “A Comissão avalia o momento. Aquela determinação de retomar o uso da máscara foi certeira, por conta de possíveis aglomerações devido aos jogos da Copa do Mundo e a proximidade das festas de final de ano. A partir dela, tivemos a oportunidade de observar o resultado efetivo de uma sequência de quatro semanas de queda nos números. Agora podemos retirar a obrigatoriedade”, explica a secretária responsável pela pasta, Marcia Bevilacqua.

Casos

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura de Louveira na última quinta-feira (5), a cidade já registrou 16.112 casos de covid desde o início da pandemia. Desse total, 15.940 pacientes se recuperaram e 128 morreram em função da doença.