Nesta segunda (29), Ministério das Cidades promove debate sobre políticas urbanas e habitação. Meta é buscar subsídios para o evento da ONU que ocorre em outubro.
saopaulo007

Conferência Habitat III pretende aprofundar o debate sobre desenvolvimento urbano.

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, abre oficialmente nesta segunda-feira (29) o Encontro rumo à Conferência Habitat III, cujo objetivo é aprofundar o debate sobre desenvolvimento urbano e reunir subsídios para as discussões que ocorrerão na 3ª Conferencia das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, a Habitat III, que será realizada em Quito, no Equador, em outubro. O seminário também servirá para definir a posição brasileira nas propostas relacionadas à Agenda Pós-2015 e nos Objetivos do Desenvolvimento Social (ODS) e Cidades Sustentáveis.

O evento promovido pelo Ministério das Cidades, por meio do Conselho Nacional das Cidades e da Secretaria de Habitação com o apoio do governo da Alemanha, Cities Alliance, Habitat for Humanitat, CBIC e Prefeitura de São Paulo, ocorre de 29 de fevereiro a 1º de março e será realizado em São Paulo, na Praça das Artes, região central da cidade.

Durante os dois dias de encontro, os secretários nacionais do Ministério das Cidades, Paulo Ferreira, de Saneamento Ambiental; Luiz Oliveira Ramo, de Acessibilidade e Programas Urbanos; e Inês Magalhães, da Habitação, debaterão temas como “Desafios do governo local e a nova agenda urbana”; “O direito a cidade como centro da nova agenda urbana”; “Governança democrática e participação social”; “Mobilidade Urbana ativa e segurança de pedestres e ciclistas”; “Cidades motorizada-desestimulo ao uso do automóvel”; “ODS 11 e o monitoramento de indicadores de desenvolvimento”; “Ativação de espaços coletivos e cidades seguras” e “Gêneros e cidades”.

Também serão expostos trabalhos sobre saneamento ambiental urbano e sustentável; investimentos em infraestrutura urbana; planejamento urbano e gestão de riscos; cidades insurgentes-coletivos urbanos; função social da cidade e equidade; gestão metropolitana e governança urbana; moradia digna: financiamento e desenvolvimento urbano inclusivo e Habitação social sustentável.

Habitat III

O Habitat III é parte do ciclo de conferências mundiais periódicas que acontece a cada 20 anos. O evento é promovido pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) com o tema desenvolvimento urbano. O governo brasileiro tem participado das etapas de preparação da Habitat III de maneira democrática e participativa. A construção do Relatório Nacional, atualmente em fase de finalização, deu-se de maneira inclusiva por meio do Conselho Nacional das Cidades, da plataforma on-line Participa.br e da realização do Seminário Nacional para a Habitat III, em fevereiro de 2015. Todo esse processo tem orientado o posicionamento brasileiro nos comitês preparatórios da Habitat III.