O Brasil está comprometido com as questões que envolvem a segurança veicular e trabalha proativamente para elevar cada vez mais a segurança dos veículos fabricados no país. A afirmação é do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, e foi feita durante o lançamento da campanha “Stop The Crash”, da Global NCAP, na manhã desta terça-feira (17), em Brasília.
O Ministério das Cidades está alinhado com as iniciativas que tornam o trânsito mais seguro. “O Contran estabeleceu como obrigatório, a partir do ano que vem, o uso dos freios ABS e do CBS em motocicletas. Além disso, encontra-se em fase final de discussão a obrigatoriedade do Sistema Eletrônico de Estabilidade (ESC) nos veículos de passeio. Também iniciará, em breve, estudo para a implantação do sistema de frenagem autônoma. Todos estes itens, de baixo custo de implantação, terão sua importância e eficácia demonstradas no Stop The Crash”, explicou ministro.
Para ele, a Global NCAP é um importante parceiro do Ministério na ação de segurança veicular, promovendo o intercâmbio e o treinamento dos técnicos do Denatran. “Há alguns anos, os resultados dos testes apontavam condições bastante precárias de segurança dos veículos. Entretanto, em menos de cinco anos, tem se verificado que as mudanças de legislação aliadas às iniciativas do setor privado tornam cada vez mais seguros os automóveis vendidos no país”, disse.
A iniciativa da Global NCAP e de seus parceiros é considerada pelo ministro de extrema relevância por demonstrar a utilidade de itens de segurança que são comprovadamente eficazes na preservação da vida no trânsito.
Segundo Kassab, o país está alinhado às propostas da Organização das Nações Unidas (ONU) para reduzir pela metade o número de mortes e lesões por acidentes de trânsito até 2020. Ele anunciou que, em pouco tempo, O Brasil irá aderir aos acordos do Fórum Mundial para a Harmonização dos Regulamentos Veiculares da ONU, o WP.29, para fazer parte dos debates de vanguarda sobre a segurança de veículos que ocorrem naquele ambiente. “Caminhamos em conjunto com a os parceiros do Stop The Crash para, de fato, darmos um basta na mortalidade no trânsito, não somente pelo aprimoramento tecnológico dos veículos, como também na conscientização da população por meio de educação e fiscalização do trânsito”, garantiu.
Íntegra do discurso
Veja a seguir a íntegra do discurso do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, na abertura do Stop The Crash:
“Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que, no mundo, cerca de 1,24 milhões de pessoas perdem suas vidas e outras 50 milhões ficam feridas ou incapacitadas em razão de acidentes de trânsito. No Brasil, dados do Ministério da Saúde apontam que cerca de 45 mil pessoas são vitimadas todos os anos no trânsito, causando prejuízos sociais e econômicos incalculáveis. Destes, um número significativo de acidentes deve-se a problemas relacionados a segurança dos veículos.
Apesar da legislação de segurança veicular ter evoluído bastante no Brasil, muito ainda há que ser feito para tornar o veículo brasileiro tão seguro quanto os veículos comercializados nos países desenvolvidos. Tal situação reflete-se em toda a região latino-americana, como mostram os resultados de ensaios independentes, como aqueles que são realizados pela Global NCAP, por meio de seu braço regional, a LatinNCAP.
Há alguns anos, os resultados desses testes apontavam condições bastante precárias da condição de segurança dos veículos testados. Entretanto, em menos de 5 anos, tem se verificado que a mudança de legislação aliada as iniciativas do setor privado tornam cada vez mais seguros os veículos vendidos no país.
Nos últimos anos, o Conselho Nacional de Trânsito e o Ministério das Cidades, por meio do Denatran, têm se preocupado em estabelecer novos requisitos de desempenho de veículos no Brasil. Os normativos que dizem respeito aos testes de colisão, os famosos crash-tests, estão em conformidade com os regulamentos utilizados internacionalmente, devendo os veículos atender a critérios biomecânicos que garantam a integridade física dos condutores e passageiros dos veículos em caso de um eventual acidente.
De igual modo, foram estabelecidos regulamentos que obrigam o uso do cinto de segurança e do apoio de cabeça em todos os assentos do veículo, a presença do sistema ISOFIX para aumentar a segurança na fixação de cadeirinhas para crianças, o aprimoramento do desempenho do sistema de frenagem por meio da presença do ABS, todos estes são exemplos de novos itens de segurança exigidos na homologação de veículos no país.
Assim, a iniciativa da Global NCAP e de seus parceiros no Stop The Crash é de extrema relevância para demonstrar a utilidade de itens de segurança que são comprovadamente eficazes na preservação da vida no trânsito.
O Ministério das Cidades alinha-se a iniciativa do Stop The Crash ao já ter estabelecido regulamento que torne obrigatório a partir do ano que vem o uso do ABS e do CBS em motocicletas. Além disso, encontra-se em fase final de discussão a obrigatoriedade do Sistema Eletrônico de Estabilidade (ESC) nos veículos de passeio, o que espera ser estabelecido no país até o final do ano. Também iniciará, em breve, estudo para a implantação do sistema de frenagem autônoma. Todos estes itens, de baixo custo de implantação, terão sua importância e eficácia demonstradas hoje no Stop The Crash.
Ressalta-se, ainda, que alinhado às propostas da ONU, o Brasil pretende tornar-se em pouco tempo país aderente aos acordos do Fórum Mundial para a Harmonização dos Regulamentos Veiculares da ONU, o WP.29, de modo a fazer parte dos debates de vanguarda sobre a segurança de veículos que ocorrem naquele ambiente.
Dessa forma, o Brasil demonstra o seu comprometimento com as questões que envolvem a segurança veicular, trabalhando proativamente para elevar cada vez mais a segurança de nossos veículos. Neste contexto, a Global NCAP já se mostra parceira importante do Ministério das Cidades nesta ação, promovendo o intercâmbio e o treinamento dos técnicos do Denatran quanto as melhores técnicas de segurança de veículos.
Caminhamos em conjunto com a os parceiros do Stop The Crash para, de fato, darmos um basta na mortalidade no trânsito, não somente pelo aprimoramento tecnológico dos veículos, como também na conscientização da população por meio de educação e fiscalização do trânsito.
Parabenizo as entidades envolvidas e que esta iniciativa que se inicia hoje em Brasília obtenha nos demais países onde ocorrerá o sucesso esperado e que certamente haverá aqui no Brasil”.