A banda faz parte do projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes, desenvolvido nas escolas municipais de Mogi das Cruzes desde 2011 pela gestão do prefeito Marco Bertaiolli (PSD).

A Banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes conquistou o título de Campeã das Campeãs do 1º Festival Estudantil de Música Instrumental e Corais da Cidade de São Paulo – 2015, promovido pela Prefeitura de São Paulo. Os jovens músicos de diferentes bairros de Mogi das Cruzes também receberam o título de campeões gerais na Categoria Grupo Instrumental. Participando de sua primeira competição, ​o grupo obteve a maior nota dentre as 344 bandas sinfônicas e orquestras de toda a cidade de São Paulo e região, que participaram do evento.

A banda faz parte do projeto Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola, desenvolvido desde 2011 pela gestão do prefeito Marco Bertaiolli (PSD).  “Este projeto, que tanto nos dá orgulho, merece esta vitória. É gratificante saber que esses jovens encontraram em nossas escolas a vocação para música, eles tiveram a oportunidade de descobrir um talento, que talvez passasse despercebido a vida inteira. Parabéns a essa banda pela excelência com que representou nossa cidade”, diss​e ​Bertaiolli.

O projeto atende atualmente 8.605 mil alunos em 13 escolas municipais com aulas de musicalização durante ​o período normal e ensino sinfônico e prática de banda no contraturno. A Banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes reúne os alunos mais destacados de todos os núcleos do projeto e tem feito grandes apresentações desde o ano passado.

“A participação de Mogi das Cruzes neste festival impressionou a todos pelo investimento em estrutura, desde o instrumental, até o transporte”, contou o maestro Daniel Bordignon, regente titular do grupo e diretor artístico do projeto Pequenos Músicos.

Após muitos ensaios e dedicação, os estudantes estão comemorando a primeira grande conquista do grupo. “Foi muito legal essa experiência de participar de uma competição e ganhar​. Competimos com profissionais e mesmo assim ganhamos”, disse ​um dos jove​ns músico​s​, Leonardo da Silva Suriane.