Projeto de vereador do PSD Antônio Lino (foto) autoriza ônibus a parar fora do ponto após às 22 horas, para proteção de mulheres que estudam ou trabalham à noite.
O vereador Antonio Lino.

O vereador Antonio Lino.

A Câmara de Mogi das Cruzes aprovou um projeto de lei que permite que mulheres escolham o local de desembarque do transporte coletivo após às 22h. De autoria do vereador Antonio Lino da Silva (PSD), o PL tem o objetivo de prevenir situações de violência. O texto diz que os condutores dos ônibus do transporte coletivo devem, após às 22 horas, possibilitar o desembarque de mulheres em qualquer local em que seja permitido o estacionamento no trajeto regular da linha, mesmo que nele não haja ponto de parada regulamentado.

Lino justifica a medida argumentando que a necessidade de trabalhar e de estudar vem expondo mulheres a riscos. “Muitas mulheres precisam tomar o ônibus em horários tardios devido ao emprego que ocupam e muitas vezes por estarem estudando, ficando assim à mercê da própria sorte, devido à distância entre os pontos de ônibus e suas residências ou destino em geral”, disse Lino ao portal G1. Para começar a valer, o projeto depende da sanção do prefeito Marco Bertaiolli, também do PSD.​