O prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli, do PSD, entregou duas novas unidades da Casa da Criança e a Praça Sergio Piccolomini, equipada com a 61ª Academia da Terceira Idade (ATI) do município. Localizados no Alto do Ipiranga, os novos espaços foram construídos por meio de uma contrapartida com a Construtora MRV. As crianças, que precisam ser acolhidas em caráter provisório por meio de encaminhamento do Conselho Tutelar e Poder Judiciário, terão o conforto de uma casa e poderão interagir com os moradores de um bairro residencial.
Mogi é uma das primeiras cidades do Brasil a atender o que preconizam os órgãos reguladores, como o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), para a construção de prédios com menor capacidade. Cada unidade da Casa da Criança pode atender até 20 crianças. “As casas têm a qualidade de um lar para receber crianças que por uma infelicidade foram retiradas do seio familiar. O objetivo é que elas não se sintam excluídas da sociedade. Não podemos abandonar nossas crianças. Estas unidades fazem parte das grandes obras que entregamos nos últimos anos, como o Hospital de Mogi das Cruzes, a Vila Dignidade e o Centro Dia do Idoso, que estamos construindo”, disse Bertaiolli.
Já a Praça Sergio Piccolomini, onde está a 61ª ATI da cidade, terá uso compartilhado entre as crianças e a comunidade. O espaço será aberto de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, permitindo a interação entre as crianças e os moradores. Aos sábados e domingos, o uso será exclusivo das crianças.