Sistema implantado pela gestão do prefeito Mario Botion (PSD) funciona com nove câmeras conectadas ao Centro de Operações Integradas (Copi)

Segundo o prefeito Mario Botion, a implantação das câmeras foi motivada pelo grande número de pessoas que transitam nas plataformas, que pode chegar a 12 mil nos dias úteis

 

Redação: Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Limeira

Para garantir mais segurança aos passageiros no Terminal Urbano de Limeira, no interior do Estado de São Paulo, a gestão do prefeito Mario Botion (PSD) implantou um sistema de videomonitoramento com inteligência artificial. A tecnologia permite o reconhecimento facial e funciona com nove câmeras conectadas 24 horas por dia ao Centro de Operações Integradas (Copi), da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil. O Copi é operado pela Guarda Civil Municipal (GCM). “É um sistema de alta tecnologia que facilitará o monitoramento de todo o terminal de ônibus”, destaca Botion.

Segundo o prefeito, a implantação das câmeras foi motivada pelo grande número de pessoas que transitam nas plataformas, que pode chegar a 12 mil nos dias úteis, de acordo com a Sancetur, concessionária do serviço de transporte coletivo. Além disso, o equipamento opera como central de atendimento remoto, podendo ser acionado por qualquer usuário em caso de emergência. “Basta apertar um botão e falar diretamente com o Copi”, explica o prefeito. O dispositivo, de fácil identificação, foi instalado em uma coluna na parte central do terminal. Botion ressaltou, ainda, que pretende expandir a tecnologia para toda a cidade e instalar os equipamentos, principalmente, nos prédios públicos.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi, informou que as câmeras têm alcance de até um quilômetro, o que permite o monitoramento da parte de baixo do terminal rodoviário. “Essa tecnologia tem capacidade para identificar mais de 30 atributos de veículos e de pessoas. Futuramente, poderemos inserir bancos de dados de pessoas foragidas da Justiça”, disse o secretário.