O líder do PSD na Câmara sugere que a votação da proposta que estabelece novas regras para a criação ou desmembramento de municípios ocorra nesta terça-feira (27).

O líder do PSD na Câmara Federal, deputado Moreira Mendes (RO), relator do Projeto de Lei Complementar (PLP) 397/14, que estabelece novas regras para a criação, fusão, incorporação ou desmembramento de municípios, vai sugerir que a votação da proposta em plenário ocorra nesta terça-feira (27). O comunicado foi feito na segunda-feira (26), em discurso na tribuna.

“Com o novo projeto, os novos municípios deverão ter área superior a 200 km quadrados nas regiões Norte e Centro-Oeste, e 100 nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste. Será exigido também um número mínimo de habitantes: seis mil para as regiões Norte e Centro-Oeste; 12 mil para o Nordeste e 20 mil nas regiões Sul e Sudeste”, explicou.

O parlamentar disse que as bancadas estaduais ainda não sinalizaram acordo. “Alguns parlamentares querem mudanças nos pré-requisitos mínimos populacionais e territoriais, outros pretendem retirar exigências do estudo de viabilidade técnica”. Ele defendeu a aprovação do texto integral do Senado para dar mais agilidade na tramitação.

“Dessa forma, permitiremos a criação somente onde eles são efetivamente necessários e estimularemos a fusão e incorporação de municípios de baixa eficiência e pouca sustentabilidade econômica. Em Rondônia, por exemplo, temos mais de 30 distritos que têm a pretensão de transformar-se em municípios, porém, pouco mais de seis deles têm condições de atender à nova legislação”.