Em sessão solene, o ex-ministro das Micro e Pequenas Empresas lembrou: “Avançamos muito e temos conquistas importantes, mas ainda há muito a fazer”.
DSC_9892

Afif: “Avançamos muito para o aperfeiçoamento da Lei do Simples. Temos conquistas importantes, mas ainda há muito a fazer”.

Em sessão solene, na Câmara, nesta terça-feira (6), o ex-ministro das Micro e Pequenas Empresas, Guilherme Afif Domingos, discursou sobre a importância das parcerias e do diálogo com o Congresso Nacional para modernizar a legislação do setor. “Sabemos que a Lei do Simples deve estar permanentemente em mutação para se adaptar à realidade do dia a dia dos micro e pequenos empreendedores. Estarei ao lado da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa e do Parlamento brasileiro para ajudar a aperfeiçoá-la ainda mais”, afirmou.

Ao falar sobre a extinção da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, pasta que era comandada por ele, Afif lembrou ter 35 anos de vida pública dedicada à defesa da micro e pequena empresa e afirmou: “Continuo na trincheira, não importa onde estiver. Avançamos muito para o aperfeiçoamento da Lei do Simples (123/06). Temos conquistas importantes, mas ainda há muito a fazer”.

Entre os avanços necessários, Afif registrou a necessidade da aprovação, pelo Senado, do Projeto de Lei 25/07, que aumenta em 250% o limite de enquadramento da microempresa no regime especial de tributação do Supersimples. “Com essa proposta, o empreendedor não terá medo de crescer, pois a empresa só pagará o imposto para a nova faixa com base na diferença, como é no imposto de renda”, pontuou.

Ele ressaltou ainda que, ao trazer esses negócios para a formalidade, a arrecadação se amplia. “Quando todos pagam menos o governo arrecada mais”, concluiu.