Prefeito Lucas Sia (PSD) reinaugurou a barragem responsável por cerca de 70% do abastecimento de água na cidade

Construída na década de 1990, barragem é responsável por cerca de 70% do abastecimento da cidade

Redação Scriptum com Prefeitura de Artur Nogueira

O prefeito de Artur Nogueira, Lucas Sia (PSD), reinaugurou na sexta-feira (1) a barragem Ângelo Toniolo, responsável por cerca de 70% do abastecimento de água no município do interior do Estado de São Paulo. A obra é resultado de uma parceria entre a prefeitura, o Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) e o governo estadual. “Artur Nogueira escreve mais um capítulo brilhante na história e dá mais um passo para garantir o progresso vivido na cidade atualmente. Esta reinauguração é um testemunho do poder do esforço conjunto para garantir a segurança e o bem-estar de nossos moradores. Falo, sem medo de errar, que essa é a obra mais importante da história da nossa cidade”, disse Lucas Sia.

A presidente do Saean, Gabriela Montoya, também falou sobre a importância da barragem. “A restauração da represa é um exemplo do que podemos alcançar quando trabalhamos juntos. Ela é um símbolo de nossa capacidade coletiva de preservar e melhorar os recursos que sustentam nossa querida cidade.”

Localizada em área de 160 mil metros quadrados, a barragem acumula 587 milhões de litros de água. Em 2021, primeiro ano da gestão de Lucas Sia, a administração municipal constatou que a estrutura, construída na década de 1990, tinha pontos de erosão e infiltração de água no maciço. O prefeito reivindicou recursos para a obra, executada pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) do Estado de São Paulo.
O nome da barragem homenageia o proprietário do terreno onde a represa foi construída.