Plataforma implantada pelo governo do prefeito Anderson Farias (PSD) utiliza dados matemáticos e inteligência artificial para emitir alertas para a Defesa Civil

Plataforma é intuitiva e agrega informações captadas por estações, radares e satélites meteorológicos disponíveis em todo o País

 

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São José dos Campos

 

A gestão do prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD), adotou uma nova ferramenta tecnológica para atuar com mais eficiência no monitoramento de chuvas em todo o município de 737 mil habitantes do Vale do Paraíba, no interior do Estado de São Paulo. O recurso já foi integrado ao painel de controle do Centro de Segurança e Inteligência (CSI). Instalada em parceria com a Climatempo no Parque Tecnológico, a nova plataforma utiliza dados matemáticos e inteligência artificial para emitir alertas para a Defesa Civil sobre raios, chuvas e ventos fortes com até uma hora de antecedência, auxiliando na segurança e eficiência das operações.

Parte da equipe do projeto já foi capacitada para utilizar a plataforma, que é intuitiva e agrega informações captadas por estações, radares e satélites meteorológicos disponíveis em todo o País. Além de ser útil na temporada de verão, a ferramenta vai identificar focos de queimadas durante os meses de estiagem, contribuindo para as ações tanto da Defesa Civil como do Corpo de Bombeiros.

A plataforma já é bastante utilizada nas grandes obras de construção civil e na indústria de mineração e petróleo, principalmente no monitoramento de raios, para garantir a segurança dos trabalhadores em atividades de campo.