Na Câmara dos Deputados, o partido terá na próxima legislatura 42 representantes eleitos em outubro passado. No Senado, com a chegada de novas integrantes, bancada terá 16 parlamentares

Nesta próxima legislatura, o PSD contará com 28 deputados reeleitos e 14 novos deputados.

Redação Scriptum

Os 42 deputados federais eleitos pelo PSD nas eleições de outubro passado vão tomar posse na nesta quarta-feira (1º), em cerimônia marcada para às 10 horas, no Plenário da Câmara. No total, 513 deputados federais assumirão suas vagas na Casa. No Senado, os 27 parlamentares eleitos em 2022 vão tomar posse no período da tarde, somando-se às bancadas de seus colegas de partido que estão em meio de mandato.

No caso do PSD, reassumem suas cadeiras os senadores Omar Aziz (AM) e Otto Alencar (BA). Além deles, o PSD terá também as senadoras Mara Gabrilli, de São Paulo, que anunciou sua filiação ao partido no último fim de semana, e Eliziane Gama, do Maranhão, cuja filiação foi anunciada na terça-feira (31). Outra nova integrante deverá ser Jussara Lima, do PSD do Piauí, que vai substituir o ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome, que foi eleito senador pelo Piauí mas se licenciará para permanecer no Ministério. Dessa forma, o partido começa a nova legislatura com 16 representantes, constituindo-se na maior bancada da Casa.

Com a chegada da senadora Eliziane Gama, o PSD passa a contar com uma bancada de 16 representantes no Senado, sendo seis mulheres. Além das recém-chegadas Eliziane Gama (MA) e Mara Gabrilli (SP), integram ainda o grupo as senadoras Zenaide Maia (RN), Daniella Ribeiro (PB), Margareth Buzetti (MT), suplente do Carlos Fávaro, e Jussara Lima (PI).

A sessão preparatória para a posse dos reeleitos e novos senadores está marcada para às 15h, quando os eleitos devem prestar o compromisso de posse: “Prometo guardar a Constituição Federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de Senador que o povo me conferiu e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

Nova bancada

O PSD terá a quinta maior bancada da Câmara dos Deputados. Nesta próxima legislatura contará com 28 deputados reeleitos e 14 novos deputados. Três parlamentares já foram convidados a ocupar cargos em seus Estados de origem. Leandre, do Paraná, vai comandar a Secretaria de Estado da Mulher e da Igualdade Racial; Hugo Leal, do Rio de Janeiro, já assumiu a Secretaria de Estado de Óleo, Gás, Energia e Indústria Naval; e Sérgio Brito, da Bahia, está à frente da Secretaria Estadual de Infraestrutura.

Após a posse dos deputados, na quarta-feira, serão formados os blocos parlamentares e será eleita a Mesa Diretora da Câmara. Os blocos partidários determinam a composição da Mesa. Quanto maior o bloco, maior o número de cargos. Os cargos são distribuídos entre os partidos integrantes de cada bloco. Se preferirem, os partidos podem atuar sozinhos, sem integrar nenhum bloco.

Embora sejam desfeitos alguns dias após a eleição da Mesa, os blocos formados no dia 1º de fevereiro valem também para a distribuição das presidências e da composição das comissões pelos quatro anos da legislatura. Já para a eleição da Mesa Diretora, que é feita a cada dois anos, podem ser formados novos blocos.

Neste ano, quem vai conduzir os trabalhos no Plenário nos dias 1º e 2 de fevereiro, para a eleição da Mesa Diretora, será o deputado Átila Lins (PSD-AM). Ele é o único parlamentar com nove mandatos, tendo sido eleito pela primeira vez nas eleições de 1990. O andamento das eleições é coordenado pelo deputado mais idoso com o maior número de legislaturas.

A votação só será iniciada quando houver, pelo menos, 257 deputados no Plenário. Iniciado o processo, cada deputado registra seus 11 votos de uma só vez na urna eletrônica, que traz as fotos dos candidatos e tem tela sensível ao toque. A votação é secreta e realizada em cabines eletrônicas.

A apuração é realizada por cargo, iniciando-se pelo presidente da Câmara. Para ser eleito, o candidato precisa de maioria absoluta dos votos em primeira votação ou ser o mais votado no segundo turno. Depois de eleito o novo presidente, serão apurados os votos dos demais integrantes da Mesa, nesta ordem: dois vice-presidentes; quatro secretários; e quatro suplentes.

A Mesa é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos da Casa. Entre suas atribuições, também está a promulgação de emendas à Constituição, juntamente com o Senado. A Mesa Diretora compõe-se da Presidência (presidente e dois vice-presidentes) e da Secretaria — formada por quatro secretários e quatro suplentes.

Deputados eleitos pelo PSD em 2022

01 – Átila Lins (AM)

02 – Sidney Leite (AM)

03 – Antonio Brito (BA)