Cidade do interior paulista, administrada pelo prefeito Fernando Cunha (PSD), registrou número recorde de visitantes em janeiro. E a expectativa é de novo recorde no Carnaval

Olímpia já tem a segunda maior rede hoteleira de todo o Estado de São Paulo, na rota do turismo do Brasil

 

Edição Scriptum com Prefeitura de Olímpia

 

Com investimentos feitos pela gestão do prefeito Fernando Cunha (PSD), Olímpia, na região noroeste de São Paulo, está se transformando em um dos principais polos turísticos do Estado. Nas férias escolares deste ano, a cidade recebeu a visita de 1 milhão de turistas, superando as expectativas do setor para a alta temporada e batendo recorde na visitação da cidade, no período.

De acordo com o prefeito, foi construída, nos últimos anos, uma trajetória de destaque de Olímpia no cenário regional e até mesmo nacional do turismo, com projetos e investimentos da iniciativa privada em conjunto com o poder público para melhorar a infraestrutura local e atrair novos atrativos e empreendimentos.

Fernando Cunha explica que a parceria tem gerado bons resultados, “ampliado o reconhecimento e visibilidade da cidade e fortalecendo o município como um dos principais destinos turísticos do País”.

Os números comprovam esta realidade, colocando Olímpia, que já tem a segunda maior rede hoteleira de todo o Estado de São Paulo, na rota do turismo do Brasil. “Temos novos territórios a explorar e novidades chegando para ampliar cada vez mais a oferta de atividades, fazendo girar a economia local, aquecendo o mercado de trabalho e promovendo desenvolvimento e qualidade de vida”, afirma o prefeito.

Hóspedes

Segundo a secretaria de Turismo e Cultura, a estimativa do município era de, ao menos, chegar ao total registrado na hotelaria local, entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, que foi de 880 mil hóspedes. No entanto, os números surpreenderam mais que o esperado, com cerca de 960 mil pessoas hospedadas e, podendo ser ainda maior, tendo em vista que a pesquisa não considera os visitantes que frequentam os parques na modalidade day use, sem se hospedar na cidade.

O levantamento é do Boletim de Ocupação, elaborado pelo ORTE – Observatório Regional de Turismo e Eventos de Olímpia, com o apoio da secretaria municipal, realizado junto aos meios de hospedagem e divulgado na terça-feira (7).

Ainda de acordo com o relatório, o mês de janeiro foi histórico, se consagrando como o mês com melhor ocupação de todos os tempos na hotelaria, com quase 550 mil turistas, uma média de mais de 17 mil pessoas por dia. Dezembro também bateu recorde, registrando mais de 410 mil turistas, sendo o melhor desempenho para o mês na história da cidade.

Assim, com números memoráveis e pujantes da alta temporada mais positiva de Olímpia, as atividades turísticas da cidade têm grande expectativa e entusiasmo também para o Carnaval, considerado uma das datas em que as pessoas mais viajam e com fluxo intenso de turistas no município.

Prova disso é a estimativa de visitantes esperada para a data, que será o primeiro fim de semana prolongado do ano. Segundo a Pesquisa de Expectativa do ORTE, mais de 90.500 pessoas devem passar por Olímpia, de 17 a 21 de fevereiro, correspondente a 4 diárias, o que representa uma previsão de cerca de 23 mil pessoas por dia. O fluxo relevante promete movimentar diversos outros setores, diretos e indiretos, ligados à atividade turística, aquecendo a economia local como um todo.